terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conheça a filosofia iTOP de higiene bucal...


A comunidade científica e a indústria de produtos odontológicos tem se empenhado para desenvolver novas pesquisas e produtos a fim de ajudar a preservar o sorriso saudável.

Nos dias atuais o que existe  de mais moderno em matéria de prevenção das doenças bucais é a chamada higiene oral seletiva ou filosofia iTOP de profilaxia. O termo iTOP significa Individually Trained Oral Prophylaxis (higiene oral ensinada individualmente) e foi idealizada pelo professor Jiri Sedelmayer da Universidade de Hamburgo – Alemanha. Sua filosofia está baseada na desorganização da placa dental através de uma higiene oral completa que prioriza a eficiência, aceitabilidade e é atraumática.  É a higienização individualizada dente a dente, espaço por espaço de todos os nichos possíveis de retenção da placa dental.

Veja a seguir, conforme orientado pelo professor Dr. Hugo Lewgoy,  as dez dicas da técnica iTOP para obtenção de uma higiene oral perfeita:


1° Escolha uma escova dental de boa qualidade. Elas devem ser do tipo ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas, preferencialmente acima de cinco mil, como a Curaprox 5460 (melhor escova do mundo), um dos modelos mais modernos e eficazes. Recomenda-se sempre trocar de escova a cada dois ou no máximo três meses.

2° Antes de se iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão. Um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior.


3° Utilizar pouca pasta ou creme dental. O importante é a escova e não o creme dental. A pasta não deve ser abrasiva e sempre ser utilizada em uma pequena quantidade (semelhante a um grão de ervilha).


4° O fio dental é um poderoso aliado para prevenção das doenças orais, porém, devido à região localizada entre os dentes ser côncava (como um prato de sopa), o fio dental não é 100% eficiente.


5° Para a escovação da região localizada entre os dentes (região proximal) é fundamental a utilização de uma escova interdental do tipo Curaprox Prime. Apenas as escovas interdentais conseguem remover ou desorganizar a placa bacteriana desta área de forma completa.


6° A técnica correta de utilização da escova interdental é no espaço entre dois dentes, com a inserção da ponta da escova de forma inclinada em direção à gengiva, junto ao chamado colo do dente. Deve-se localizar e inserir a ponta da escova na entrada do espaço entre dois dentes. Nos dentes superiores inclina-se a escova um pouco para cima e nos dentes inferiores inclina-se a escova um pouco para baixo. Este acesso deve ser realizado de forma delicada com uma pressão suave e sem forçar a escova.


7° Para complementar a escovação durante o dia, principalmente quando não se tem acesso a uma pia, pode-se utilizar uma escova Unitufo Solo. Esta escova permite a desorganização do biofilme oral das principais áreas de acúmulo que são justamente as margens gengivais. Deve-se passar a língua sobre os dentes e sentir rugosidades na superfície dos dentes. É só pegar a escova unitufo e dar uma escovada no local sem a necessidade de enxaguar a boca ou de utilizar creme dental.


8° A limpeza da língua também deve fazer parte de uma higiene bucal, principalmente para prevenir a halitose, que atinge cerca de 70% da população e pode ter causas multifatoriais, porém, na maioria das vezes (mais de 90%) está relacionada com fatores localizados na boca, principalmente pela presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua chamada de saburra lingual. A solução é realizar diariamente a higienização da língua e a remoção da saburra lingual com higienizadores linguais plásticos do tipo CTC da Curaprox que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas, de uma forma muito mais eficiente do que as escovas normais.


9° O uso de antissépticos promove o chamado controle químico do biofilme oral, porém, ele só deve ser utilizado em casos específicos e sempre sob orientação profissional. Estes produtos, também podem ser recomendados, em casos de pacientes com dificuldades operacionais temporárias, dificuldades motoras, pacientes especiais, enfim, sempre que o controle mecânico estiver prejudicado. Porém, quando a desorganização da placa é realizada de forma eficiente, os antissépticos são totalmente dispensáveis.


10° Após a realização da higiene oral a escova não pode ser armazenada sem nenhum tipo de cuidado. A limpeza, higienização ou desinfecção das escovas dentais também é muito importante e contribui para uma higiene bucal perfeita.  A limpeza das escovas deve ser iniciada pela lavagem com água corrente e remoção do excesso de pequena batida da escova sobre a palma da mão. Deve-se aplicar um desinfetante através do gotejamento de uma pequena quantidade de antisséptico oral, preferencialmente à base de clorexidina 0,12%, normalmente utilizado para bochechos. Coloca-se o protetor de cabeça que deve ter a parte interna também embebida pela solução antisséptica. Em seguida, a escova pode ser guardada.


Para  obter o sucesso da higiene oral do tipo iTOP, as escovas interdentais devem fazer parte do arsenal de todos os indivíduos para realização desta tarefa em conjunto com a escovação convencional e uso do fio dental. Para auxiliar nesta higiene seletiva,  a novidade tecnológica é a sonda dos espaços interdentais IAP Prime da Curaprox que indica qual é a escova mais adequada para ser utilizada especificamente em cada dente de forma individualizada. Se a esta escova interdental for muito fina não higieniza de forma adequada, se for muito grossa não se encaixa adequadamente e, em ambos os casos, sempre provoca trauma e retração gengival.

Também as escovas single ou unitufo são importante em regiões específicas, principalmente pela sua angulação que possibilita atingirmos arestas de difícil acesso, como durante a utilização de aparelhos ortodônticos com braquetes e tubos.


Portanto, as escovas interdentais previamente calibradas por sondas medidoras análogas dos espaços interproximais em conjuntos com a escova dental CS 5460 e a escova Single da Curaprox são a chave para o sucesso da higiene oral seletiva do tipo iTOP.  Nada melhor que unir  produtos  de qualidade com uma  técnica eficiente de  higienização bucal.  



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.