terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dietas radicais prejudicam a saúde bucal








Um dos maiores desafios para quem quer emagrecer é fazer os cortes na dieta. Sem a orientação médica adequada, muitas vezes as pessoas tiram alimentos essenciais para uma alimentação saudável. O resultado: carência de vitaminas e nutrientes que trazem reflexos negativos para todo o organismo, incluindo a saúde oral. Algumas vitaminas e sais minerais são imprescindíveis na formação e manutenção dos dentes, ossos, gengiva e tecidos bucais.
A ausência de nutrientes, presentes em uma dieta balanceada, pode interferir no sistema imunológico, comprometendo a saúde das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes, o que os torna mais vulneráveis às infecções. Pode, ainda, reduzir o fluxo das glândulas salivares e, consequentemente, aumentar a susceptibilidade à cárie dentária e a possibilidade de erosão dental.
As fórmulas para emagrecer podem levar à diminuição do fluxo salivar e formação de saburra lingual, que causa o mau hálito (halitose). Portanto, é necessário procurar orientação de um profissional especializado e assim garantir a quantidade suficiente de nutrientes para o funcionamento do organismo. Além disso, a mudança de hábitos alimentares deve ser assistida por um cirurgião-dentista para a manutenção da saúde bucal e garantia de um sorriso saudável.
Dicas para um sorriso saudável
- Beba água: O consumo de água além de possuir flúor é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos.
- Não despreze as fontes de vitamina C, como frutas (goiaba, acerola, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve). A vitamina C participa da formação de colágeno e cicatrização dos tecidos, que é componente fundamental para a saúde das gengivas. 
- Aposte nos chás: Alguns chás produzem efeito antioxidante sobre os dentes, o que evita que se oxidem pela ação de alimentos ácidos, o resultado são dentes menos ásperos e protegidos. O chá verde e preto são as melhores opções. 
- Não se esqueça dos derivados do leite: O cálcio presente no leite é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. A vitamina D ajuda na absorção do cálcio, e pode ser encontrada também nos vegetais verde-escuros.
- Mastigue: A mastigação de alimentos ricos em fibras contribui para a saúde gastrointestinal e promove a autolimpeza dos dentes, o que minimiza a formação de placa bacteriana.
- Evite lesões: A ausência de vitaminas do complexo B ocasionam lesões orais, alterações na língua e salivação excessiva. A vitamina B é encontrada em banana, carnes, miúdos, como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos, cereais e ovos. 
- Vitaminas K: Presentes nos vegetais escuros, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue, sua carência está relacionada a hemorragias.

Fonte: http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/dietas-radicais-trazem-prejuizos-a-saude-bucal-saiba-como