quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Exposição solar RACIONAL e sua importância para a vitamina D e saúde/vida



Ontem ouvi uma entrevista na CBN de uma Dermatologista… Pareceu-me essencialmente que ela aconselha que ninguém se exponha ao Sol, nunca, sem aplicar e reaplicar protetor solar do momento em que acorda até a hora de dormir (e mesmo quando for expor-se à luz artificial de ambientes internos). Minhas considerações sobre isso, que acho ABSURDO:

- Se o ser humano não PRECISASSE de exposição solar, não viria com melanina na pele e a possibilidade de aumentar sua produção (até determinado limite) de acordo com a exposição efetiva de cada um;

- A maioria dos protetores solares do mercado vem cheio de várias substâncias até tóxicas, que entram junto no organismo, pela pele - imaginem com o uso "eterno" preconizado…

- A pele "protegida" pelo protetor solar NÃO produz vitamina D, essencial à vida humana - já temos pelo menos 3.000.000.000 de pessoas sofrendo efeitos pela sua carência! Será que isso não é suficiente para entenderem que o ser humano depende do mínimo de exposição solar sem protetor, regular, para fabricar vitamina D e assim viver direito OU preferem que todos usem suplementos para isso, eternamente? Aliás, parte da ação da própria vitamina D é anticâncer, inclusive quanto à pele: vit. D ajuda a melhorar a pele: http://happymap.com/blog/15-reasons-the-sun-is-good-for-you/


- NÃO é saudável esturricar-se ao Sol, quanto mais regularmente, para ninguém. Mas daí a proibir totalmente o Sol, parece irracional, não: até doentes em hospitais e presos em presídios têm seu "banho de sol" regular - ou alguém acha que isso é só necessidade "cultural"?

- Poucos minutos ao Sol do meio dia, mesmo que 3 vezes por semana, já são o "suficiente" para muitas pessoas (com boa exposição da pele, em quantidade de áreas expostas) - acham mesmo que há abuso nisto também?

Mais material sobre tudo isso no www.icaro.med.br (sobretudo sobre vitamina D) - Leia, informe-se, tire dúvidas, reflita e forme seus próprios conceitos: é a SUA SAÚDE em pauta!

Abraço

Dr. Ícaro Alves Alcântara