terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fio dental usado de maneira incorreta, vejam as consequências!


Cuidado com o fio dental usado de forma rude, agressiva. O British Dental Journal publicou o relato de um senhora de 68 anos com queixa de dor no canino. O dente não respondia a todos os testes de vitalidade (a polpa do dente estava em processo de necrose) e os pesquisadores relataram que não havia nenhum motivo aparente para essa perda de vitalidade. A paciente apresentava uma pequena restauração nesse dente que provavelmente não seria a causa do processo de necrose do tecido pulpar. O exame radiográfico mostrou uma linha delimitada que parecia ser uma fratura no dente na região abaixo da gengiva. Mas a paciente não relatou trauma e o dente não apresentou mobilidade. 

Os pesquisadores solicitaram que a paciente demonstrasse a sua maneira de utilização do fio dental, desta forma constataram que a mesma utilizava o fio de forma muito agressiva ao redor do dente em questão. Concluiram então que a ação contínua e agressiva do uso do fio dental ocasionou uma lesão a ponto de causar a perda da vitalidade do dente, sendo indicado então, o tratamento de canal. Os pesquisadores disseram que não tem conhecimento de um caso como este citado na literatura por isso publicaram como forma de compartilhar o alerta.

Desta forma a orientação do professional sobre a técnica correta e atraumática de higiene dental é essencial. Os benefícios do uso do fio dental são inquestionáveis desde que seja usada a técnica correta.

Fonte:
http://www.nature.com/bdj/journal/v214/n11/full/sj.bdj.2013.536.html?WT.mc_id=TWT_The_BDJ


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.