terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Curiosidades sobre a saliva...



O sistema salivar é realmente um ambiente complexo e fundamental para a nossa saúde oral e digestiva. A saliva mantém a saúde dos tecidos moles e duros da cavidade bucal e ajuda na nossa fala. Ela contém antioxidantes que combatem muitas substâncias que danificam a reparação das células e ajudam a inibir o desenvolvimento de cáries dentárias. É uma parte integrante do nosso sistema digestivo, lubrifica nossa boca e garganta, para que possamos mastigar e engolir os alimentos.

Você sabia que …?

O corpo produz entre um e dois litros de saliva por dia.

Estudos mostram que asmáticos tem mais cáries do que os não asmáticos. Boca seca pode ser a razão.

Estresse e depressão podem reduzir os níveis de saliva.

O fluxo de saliva é maior quando sentado e em pé do que quando deitado em uma cama.

Saliva é 98% água. Enzimas, muco, antioxidantes, eletrólitos, proteínas e outras substâncias importantes compreendem os outros 2%.

Ficar excessivamente animado ou irritado pode aumentar a salivação.

Saliva lava detritos e banha a superfície dentária com o cálcio, uréia, bicarbonato e fosfato de íons, que ajudam na reparação dos dentes.

As glândulas submandibulares produzem 70% de saliva da boca.

Níveis elevados de cortisol na saliva foram usados para detectar o stress em recém-nascidos e tem sido associados à função cognitiva comprometida (problemas de memória), de acordo com um estudo relatado em Maryland General Psychiatry, (Julho de 2007).

Goma de mascar (chiclete de preferência sem açúcar contendo xilitol) ativa o fluxo de saliva e pode aumentar a produção em 1.000%.

Produção de saliva aumenta antes de vômitos e o bicarbonato existente nela atua como um agente de tamponamento do ácido, que protege o esmalte dos dentes.

Ao se perder em uma caverna sem luz, você deverá produzir até 40% menos saliva.

Segundo a Academy of General Dentistry, 9 em cada 10 doenças sistêmicas produzem sinais e sintomas orais.

O esmalte fica mais duro à medida que envelhecemos graças ao seu banho constante de saliva.

Goma de mascar pode ajudar pacientes submetidos à cirurgia na recuperação da função normal do intestino de maneira mais rápida – em parte graças ao aumento da salivação, como tem notado alguns médicos.

As mulheres grávidas podem babar mais durante a gravidez.

Cheiros fortes causam um aumento de curto prazo na salivação.

Pesquisadores descobriram que a saliva é uma boa ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, os cientistas identificaram mais de quatro dezenas de proteínas na saliva que distinguem as mulheres saudáveis daquelas com um elevado risco de câncer de mama.

Um simples teste de saliva pode detectar HIV, drogas ilegais e outras toxinas ambientais.

O corpo humano realmente é uma verdadeira maravilha!

 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.