segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O LEITE AJUDA A RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO...


A recuperação após a atividade física é um dos grandes desafios das ciências do esporte. Vale a pena sempre lembrar que é durante a recuperação que o nosso corpo adquire os benefícios do exercício que acabamos de fazer.

A recuperação é um momento nobre que nem sempre é devidamente valorizado .Existe um momento que é particularmente importante que corresponde aos primeiros 30 minutos imediatamente após o final da atividade.

Durante este intervalo as células musculares estão ávidas por nutrientes para repor os estoques de energia utilizados durante o exercício, como também necessitam proteína para reparar o chamado dano tecidual provocado pelo esforço realizado.

A combinação de carboidratos e proteínas administrados no início da recuperação já é praticamente um consenso como estratégia nutricional.

Com o propósito de confirmar este benefício, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle na Inglaterra realizou um trabalho científico que foi publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise, uma das revistas científicas mais importantes da área.

Os pesquisadores avaliaram os benefícios da ingestão de um alimento que contém exatamente carboidratos e proteínas na proporção adequada, imediatamente após o exercício: O leite !

Os voluntários do estudo foram avaliados durante a recuperação em duas situações: Uma situação controle onde ingeriam 500 ml de água e na situação do estudo onde ingeriam 500 ml de leite semi desnatado imediatamente após uma atividade física intensa.

Quando os testes que avaliavam a recuperação foram aplicados 24, 48 e 72 horas após a atividade, os pesquisadores constataram importantes benefícios obtidos quando os voluntários ingeriram o leite, comparado com a ingestão de água.

A recuperação proporcionada pela ingestão do leite era muito mais rápida e eficaz, comprovada por testes físicos e dosagem de indicadores sanguíneos relacionados aos processos de reparação tecidual e reposição dos estoques de energia.

Trata-se de uma comprovação científica dos benefícios de um dos alimentos mais importantes da nossa dieta, que se utilizado de maneira estratégica pode proporcionar resultados que devem ser muito valorizados, por contemplar um momento especial que é a recuperação pós-exercício.

Fonte: drturibio.com

 
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.