terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Qual o creme dental mais indicado para as crianças: com ou sem flúor?



A cárie dentária é uma doença multifatorial que envolve o hospedeiro, a dieta alimentar, a presença de microorganismos e o tempo; portanto combater as lesões cariosas é um grande desafio.

A orientação da comunidade científica mundial, incluindo a Organização Mundial da Saúde, é de que a introdução de creme dental fluoretado contendo pelo menos 1.000 ppm (concentração de flúor em partes por milhão) representa um dos fatores mais importantes para combater esse problema de saúde pública.

Crianças de todas as idades devem usar pastas de dente com flúor para prevenir cáries. Mas a associação do flúor com a fluorose, uma condição responsável por manchinhas brancas nos dentes permanentes, faz com que essa prática seja questionada.

Mas uma recomendação da Associação Brasileira de Odontologia, do Ministério da Saúde e de órgãos da classe, como a Associação Brasileira de Odontopediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria, baseada em pesquisas internacionais, fez com que o uso de creme dental convencional com flúor a partir da erupção dos primeiros dentes, na quantidade equivalente a um grão de arroz cru, se tornasse uma regra no país.

Uma pesquisa recente realizada na Unicamp, divulgada pela Associação Brasileira de Odontopediatria, indicou que os cremes dentais com baixa concentração de flúor não são tão eficientes contra as cáries como os dentifrícios convencionais e também podem não evitar a fluorose. 

O presidente da ABO - Associação Brasileira de Odontopediatria, Dr. Paulo Rédua, defende a ideia da pesquisa de que mesmo crianças pequenas devem usar pasta com flúor. “Existe uma interpretação errada quando se fala que creme dental causa fluorose. O que causa fluorose é excesso de flúor ingerido pela criança, sem controle dos pais. Creme dental é para ser usado na quantidade certa, sob recomendação do odontopediatra e sob supervisão de adulto”, orienta. E, só para lembrar: estas manchas só vão ocorrer – se ocorrerem – nos dentes permanentes, e não nos dentes de leite, pois estes já estão totalmente formados.

A ABO, assim como o Ministério da Saúde, recomenda o uso de creme dental convencional com flúor a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), na quantidade equivalente a um grão de arroz cru e deve ser realizada pelos pais ou cuidadores, entre uma a três vezes por dia, dependendo da disponibilidade dos pais. A pasta ideal para crianças deve conter 1.000 a 1.100 ppm de fluoreto de sódio (flúor) na proteção contra à cárie.

Outra recomendação é que os pais procurem orientação especializada, para ter a certeza do que é melhor para seu filho. Existem crianças que têm um baixo risco de cárie, uma dieta saudável e uma ótima higienização e assim até podem se dar o luxo de usar cremes dentais sem flúor. Entretanto, para aquelas com uma dieta rica em açúcar e higiene bucal insatisfatória, que têm risco de desenvolver cárie, o flúor é indispensável, porém somente o dentista é capaz de avaliar a necessidade de cada criança. 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.