sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vitamina B12: O segredo mais bem guardado para evitar o Alzheimer!


By; Ed. Dr. Júlio Caleiro - Nutricionista

"..As pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina B12 podem apresentar menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Os pesquisadores analisaram amostra de sangue em mais de 270 pessoas que não mostraram evidências de demência. Analisaram níveis da vitamina B12 e de homocisteína um aminoácido que tem sido associado a um risco aumentado para doença de Alzheimer, e foram monitorados durante 7 anos. Cada aumento em uma unidade de vitamina B12, reduziu o risco de desenvolver Alzheimer em 2%..".

De acordo com a CNN:

    "A relação entre a vitamina B12 e o risco de Alzheimer é " complexo " ... os níveis de B12, especialmente níveis do 'holotranscobalamina' provavelmente desempenham um papel contributivo para a doença."
-------------------------------------------------------------------------------------------------


 Percebe-se que estamos no meio de uma epidemia de Alzheimer. De acordo com Fatos e Números e relatórios de Alzheimer em 2009, 5.5 milhões de pessoas nos EUA têm a doença, e tornou-se a sexta maior causa de morte no país.
 Nos próximos 20 anos, prevê-se que a doença de Alzheimer vai afetar um em cada quatro norte-americanos. Se isso realmente for verdade, então terá mais prevalencia do que a obesidade e o diabetes.
 
  O Comprometimento cognitivo leve (MCI) é freqüentemente o prelúdio para a doença de Alzheimer. MCI afeta atualmente cerca de 16% das pessoas com idade superior a 70 anos em todo o mundo, e cerca da metade de todas as pessoas com diagnóstico de MCI ruim para doença de Alzheimer.

    Tendo em consideração um MCI, normalmente não interfere com a vida diária, mas a doença de Alzheimer tem um quadro de sintomas completamente diferente. É uma doença que pode destruir famílias inteiras! Pior ainda, há muito poucos tratamentos e ainda sem cura. A estratégia de tratamento primário conhecido atualmente empregado pela medicina convencional são as drogas e infelizmente as drogas como Donepezila , Exelon e Reminyl podem fazer mais mal do que bem. Esta classe de medicamentos é conhecida por provocar os batimentos cardíacos mais lentos ( bradicardia) e aumenta significativamente as chances de obter problemas cardíacos bem o risco aumentado para fratura de quadril.    
   
Vamos dar uma olhada no que os pesquisadores descobriram sobre a importância de vitaminas B12 para ajudar a prevenir esta doença.

-B12 dietético para a saúde ótima Cérebral!

    De acordo com um estudo finlandês recentemente publicado na revista 'Neurology' as pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina B12 pode reduzir o risco de Alzheimer em seus últimos anos.
    Para cada aumento da unidade no marcador de vitamina B12 ( halotranscobalamina ) o risco de desenvolver a doença de Alzheimer é reduzido de 2%. No entanto eu discordo com o aconselhamento dietético publicado pela CNN Saúde que incluiu peixe e cereais fortificados! Por que?  Cereais enriquecidos definitivamente não são uma boa fonte de vitaminas do complexo B e possui em sua composição o ferro inorgânico. Este é o pior ferro para usar como um suplemento! Elevados níveis de ferro vai realmente aumentar o risco da doença de Alzheimer.  Além disso a maioria dos peixes são hoje tão contaminados que fica difícil recomendar alta ingestão de peixes para esta finalidade. Uma exceção seria a sardinha que são ricos em vitamina B12 e um peixe pequeno,  tipicamente menos contaminado em comparação com peixes maiores como o Salmão.

  Ao invés disso, suas fontes alimentares ideais de vitaminas B12 incluem:

        Fígado de boi - orgânico ( criados naturalmente) carne vermelha com gado criado em pastos.
        Salmão Silvestres,  Ovos orgânicos.

    A vitamina B12 está presente na forma natural apenas em fontes animais,  que é uma das razões que eu aconselho a suplementar  em indivíduos sob uma rigorosa dieta vegetariana. Os poucos alimentos vegetais que são fontes de vitamina B12 são realmente análogos de B12. Um análogo é uma substância que bloqueia a absorção da verdadeira B12, por isso a necessidade do organismo para o nutriente realmente aumenta.  Há muitos casos bem documentados de anormalidades cerebrais e cegueira em vegetarianos estritos decorrentes da deficiência de vitamina B12.

Os sintéticos de vitaminas B12 são misturados.

    Quero mencionar dois estudos complementares já publicados,  principalmente porque eles ilustram os resultados mistos alcançados com suplementos de vitamina B ( em oposição a uma dieta rica em b12).
    Um estudo australiano publicado em setembro investigou que os  suplementos vitaminicos,  ao contrário de alimentos poderia ajudar os homens mais velhos a melhorar a sua função cognitiva. Todos os participantes do estudo eram homens hipertensos com idade superior a 75 anos.  Os homens receberam ácido fólico  juntamente com a vitamina B6 e B12, ou um placebo durante dois anos. Sua função cognitiva foi avaliada por mais 8 anos seguintes.
    Neste caso a suplementação de vitamina não teve impacto sobre a função cognitiva e não reduziu o risco de demência. Os autores concluíram:  "Este estudo fornece evidências de que a suplementação vitamínica com doses diárias  B12, 2mg de ácido fólico e de B6 por mais de 2 anos, não melhora a função cognitiva em homens hipertensos com idade entre 75 e mais velhos."  Compare isso com um outro estudo recente publicado na revista 'PLoS One', em que os participantes receberam doses muito elevadas de vitaminas do complexo B. Este ensaio clínico ao longo de 2 anos, foi um dos maiores até agora para investigar o efeito das vitaminas B no transtorno cognitivo leve (MCI) que, como afirmei anteriormente é um precursor comum para a doença de Alzheimer .

    As pílulas de vitaminas continham:

        800 microgramas ( mcg ) de ácido fólico - EUA RDA é de 400 mcg / dia
        500 mcg B12 ( cianocobalamina) - EUA RDA é de apenas 2,4 mcg / dia
        20 mg B6 ( cloridrato de piridoxina ) - EUA RDA 1,3-1,5 mg / dia

    Neste estudo, os participantes que receberam os suplementos de vitamina tiveram metade da taxa de atrofia cerebral ( encolhimento) associado com a demência, em comparação com aqueles que não receberam a suplementação. E aqueles com os mais baixos níveis de B12, tinham de 1 a 6 vezes maior taxa de perda de volume cerebral em comparação com aqueles que tinham os níveis mais altos!

    De acordo com um dos co-autores:

        "Este é um resultado muito dramático e surpreendente. É muito mais do que poderíamos ter previsto ... E nossa esperança é que este tratamento simples e seguro vai retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer em muitas pessoas que sofrem de problemas de memória leve. 

O Que Você Precisa Saber Sobre Vitamina B12 Suplementos

    Dito isto se você decidir aumentar a sua ingestão de B12 com um suplemento, por favor esteja ciente de que os comprimidos de vitamina B12 por via oral ou sublingual não funcionam muito bem, então você pode estar desperdiçando seu dinheiro. A  B12 injetável é considerada o padrão-ouro, mas sprays sublinguais são tão eficazes como as versões injetáveis. Eles também são mais convenientes para não mencionar menos doloroso para usar.

 Procure o médico ou nutricionista para um acompanhamento e adequação correta das doses.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências:

    CNN October 18, 2010
    Neurology October 19, 2010;75(16):1402-3 
    Mercola - 2010.