domingo, 2 de março de 2014

A ATIVIDADE FÍSICA E SUAS ATUAÇÕES NO NOSSO CORPO


Caminhada: o mais simples dos exercícios físicos com grandes benefícios para nossa qualidade de vida.

Quando praticamos atividade física, estamos movimentando mais de 250 articulações, 500 músculos e ativamos mais de 10 hormônios, entre eles, a endorfina: responsável pela sensação do prazer, que provoca verdadeiras transformações químicas no nosso corpo.
À medida que utilizamos nossos músculos, eles exigem uma resposta do restante do corpo. Em relação aos exercícios físicos intensos, alguns sistemas do organismo concentram-se em ajudar os músculos a fazer seu trabalho – enquanto outros “param”. Por exemplo, o coração bate mais rápido para bombear mais sangue para os músculos, enquanto o estômago reduz seu funcionamento para não desperdiçar a energia que os músculos podem utilizar.
Quando nos exercitamos, nossos músculos agem como motores elétricos, recorrendo a uma fonte de energia para gerar força. Um motor elétrico, por exemplo, absorve energia da eletricidade. E nossos músculos são motores bioquímicos, que usam uma substância chamada adenosina-trifosfato (ATP) como fonte de energia. Durante o processo de “queima” da ATP, nossos músculos precisam de três coisas:
1. Oxigênio, porque as reações químicas precisam de ATP, consumindo oxigênio em seu processo de produção.
2. Eliminar os resíduos metabólicos (dióxido de carbono, ácido lático) gerados pelas reações químicas.
3. Liberar calor. Assim como um motor elétrico, um músculo acionado gera calor, e precisa se livrar dele.

Esses números parecem ser assustadores, e complexos, mais calma! Tudo isso pode ser realizado numa simples e eficiente atividade física.

Por exemplo, a caminhada. Seus benefícios para a saúde:

  • Diminuir o colesterol;
  • Prevenir a hipertensão e diabetes;
  • Melhorar o humor;
  • Melhorar a respiração;
  • Fortalecer os músculos inferiores;
  • Melhorar a circulação sanguínea.
Com cuidados simples, tênis com sistema de amortecimento, roupas leves, alimentação balanceada, de preferência acompanhado por um nutricionista, e bem hidratado, qualquer pessoa que tenha realizado exames médicos com um cardiologista está apto a praticar.
O profissional de Educação Física vai auxiliar no processo de caminhada quanto a intensidade, freqüência semanal e outros detalhes técnicos, para melhorar sua performance e prevenir possíveis lesões.
Com apenas 30 minitos diários por semana, é a atividade física mais indicada para iniciantes.

Prof. Wladimir Luna
CREF 1929G-PB
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°