sexta-feira, 7 de março de 2014

Chocolate Ligado aos Ossos mais fracos? Mas que tipo de chocolate?


By; Dr. Júlio Caleiro Nutricionista. 06 de Fevereiro de 2014 MG

"..Um estudo publicado mostrou que mulheres que comiam chocolate diariamente tinham menor densidade óssea, do que aquelas que consumiam menos de uma vez por semana. Mais de 1.000 mulheres com idades entre 70-85 anos foram convidadas a manter um diário de quantas vezes elas consumiam chocolates, ou bebidas à base de cacau..".
Ao analisarmos com cuidado o estudo, os pesquisadores não tiveram o cuidado de especificar o tipo do chocolate aplicado na pesquisa. Os pesquisadores não distinguiram entre tipos de chocolate consumidos. Mesmo que o chocolate contenha flavonoides e cálcio os quais são ligados a um efeito positivo na densidade óssea juntamente com doses reais de vitamina D3, magnésio e k2, ele também contém oxalato, um inibidor da absorção de cálcio e açúcar a qual está ligado à excreção de cálcio. Naquela época a revista 'médica britânica The Lancet' advertiu os consumidores que os fabricantes geralmente removiam o elemento saudável do chocolate - os flavonoides.
Apesar do fato de que este estudo "apaguem" as luzes sobre os benefícios potenciais do chocolate para a saúde, é importante fazer uma distinção entre o tipo de chocolate consumido. Sabemos que o chocolate processado contém grandes quantidades de açúcar, e isso faz uma enorme diferença em termos de pesquisas, se este realmente trás ou não benefícios para a saúde ou é apenas mais um tipo de doce prejudicial, ou um descalcificador de ossos.
Outro estudo que tinha sido publicado em 2005 'Environmental Health Perspectives' descobriu que o chocolate processado poderia estar contaminado com altíssimas quantidades de chumbo. No entanto esta notícia não era uma nova descoberta, pois já sabíamos que as plantas de cacau tinham contaminação de gasolina com chumbo. No entanto uma equipe de pesquisadores descobriram que os níveis de chumbo no chocolate processado foram 60 vezes maior, do que tinha sido relatado pelo estudo. Infelizmente, eles não foram capazes de definir se a contaminação adicional vem do transporte, ou do processo de fabricação. Esta é uma preocupação ainda nos dias atuais pois os níveis de chumbo no elevados no sangue podem produzir dificuldades de aprendizagem, e prejudicar a sua capacidade de pensar, planejar, organizar e memorizar. Além disso o processo de fabricação padrão do chocolate ao leite destrói cerca de 1/4 de seu teor de flavonoides como você verá abaixo, que é justamente através desses flavonoides que os benefícios para a saúde podem acontecer.
A diferença entre o chocolate saudável e insalubre!
page1image21752
Chocolates escuros não são processados e foi demonstrado em vários estudos como realmente tem impacto positivo em nossa sua saúde. Os flavonóis que ele contém têm propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger o corpo de danos do estresse oxidativo. Também contém muito menos açúcar do que o seu homólogo, chocolate ao leite processado, engordativo e prejudicial.
Há evidências de que o consumo de chocolate escuro pode melhorar:

• O metabolismo da glicose ( controle do diabetes )
• A pressão arterial
• Sistema cardiovascular
A concentração de flavonóides em todo o chocolate depende : • O teor de flavonóides da planta do cacau que é derivado.

• Os processos usados para transformar o cacau em chocolate.
O chocolate escuro contém uma concentração relativamente elevada de flavonóides, e os pesquisadores acreditam que a regulação da produção de óxido nítrico (um vasodilatador) pelos flavonóis encontrados no chocolate escuro, pode explicar seus efeitos positivos sobre a sensibilidade à insulina e pressão arterial. Porém adicionando leite no processo, (para criar as barras de chocolate ao leite que encontramos na maioria dos supermercados), anula então os efeitos antioxidantes benéficos. Na verdade os pesquisadores sugerem que as proteínas do leite com antioxidantes torna-os menos absorvível pelo organismo.
O que dizer do "vício" pelo chocolate ?
Se você está sempre almejando doces é muito provável que o equilíbrio correto de proteínas, gorduras, hidratos de carbono não está adequado para seu tipo nutricional. Quando de conseguir eliminar a maior parte dos açúcares de sua dieta, o desejo por doces feitos comercialmente incluindo chocolates, vai mudar radicalmente! Se você se entope de chocolate quando está chateado(a), aborrecido(a), ou solitário(a) então precisa na verdade resolver essas questões emocionais subjacentes e não procurar conforto no chocolate. A psicoterapia com psicólogos (as) poderá ajudar a resolver os conflitos emocionais.
Como comer chocolate sem destruir sua saúde?
É muito importante ter em mente que podemos obter a maioria destes benefícios dos antioxidantes consumindo frutas , de preferência orgânicas como maçãs e uvas, e a maioria dos vegetais, incluindo brócolis rico em (I3C), verduras, e cebola. Esta é obviamente uma alternativa para obter os antioxidantes ao invés do chocolate se estiver sob-restrição do mesmo.
Mas se você não pode imaginar a vida sem chocolate, as dicas abaixo podem ajudar você a ingerir com segurança:
• Comer chocolate escuro orgânico pois contém a maioria dos flavonoides e evita os processos de transformações perigosas. O melhor seria o cacau puro que é relativamente amargo porque ele não tem açúcar.
• Consumir chocolate em moderação.
page2image22520

• Mantenha-se longe do chocolate se estiver lutando com alguma doença grave e sob-recomendação médica, lembre-se que todo chocolate contém grandes quantidades de açúcar, que deprime o sistema imunológico.

---------------------------------------------------------------------------------------------- Referência:
American Journal of Clinical Nutrition January, 2008; 87(1):175-80