terça-feira, 11 de março de 2014

Como é que é, doutor


Saiba o que seu dentista está querendo dizer quando tenta explicar que você tem...

Cárie
Destruição do tecido dental por ácidos liberados pelas bactérias da placa depositada na superfície dos dentes. Se não for tratada, destrói o dente e mata sua inervação interior.
Placa bacteriana
Película incolor e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. É a principal causa de cáries.
Tártaro
Aparece quando a placa bacteriana se endurece sobre o esmalte devido ao depósito de minerais. Sua acumulação leva à ocorrência de cáries e de infecções de gengiva.
Gengivite
Inflamação da gengiva causada por depósitos de placa bacteriana. Essa produz toxinas que alcançam o tecido gengival.
Periodontite
Fase avançada da gengivite em que o osso e as fibras que sustentam e fixam os dentes sofrem danos irreversíveis. Se não for controlada, a lesão fará com que os dentes se desloquem ou amoleçam.
Pulpite
Inflamação dolorosa da polpa dentária causada por cáries e feridas bucais.
Aftas
Pequenas ulcerações dolorosas que surgem na mucosa bucal.
Herpes oral
Infecção causada pelo vírus de herpes simples, que se manifesta com feridas dolorosas nas gengivas ou em outras partes da boca. A reativação do vírus, normalmente propiciada por resfriado, febre ou ansiedade, pode causar bolhas.
Candidíase
Infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se reconhece pela formação de placas de cor amarela ou avermelhada na superfície úmida da boca. Ocorre com mais freqüência em recém-nascidos, em pessoas imunodeprimidas (aids) e naquelas que usam prótese dentária.
Leucoplasia
Placa esbranquiçada e espessa no interior da bochecha, da língua e das gengivas que se associa, entre outras coisas, ao tabagismo. Se convertem em câncer 5% dos casos.
Sensibilidade dental
Sensação desagradável ou dolorosa que aparece sobretudo ao ingerir bebidas e alimentos frios ou quentes. Ocorre devido ao desgaste da superfície dental ou pela retração do tecido gengival.
Halitose
Presença de mau hálito que, na maioria dos casos (90%), se deve à má higiene e saúde bucal.
Bruxismo
Hábito inconsciente que consiste em apertar e ranger os dentes, provocando dores.

A anatomia dos dentes

A arcada dentária se apóia no osso maxilar, que recebe o nome de alveolar nessa parte que circunda os dentes. A parte mecânica da digestão – cortar e triturar os alimentos – é realizada por eles. Além dessa função, os dentes desempenham importante papel na fala. Cada dente é constituído por esmalte (camada mais externa, dura e resistente), dentina (tecido situado abaixo do esmalte e que provoca dor se exposto a ácidos, doces e bebidas frias ou quentes) e a polpa (tecido mole e rosado, no centro do dente, extremamente sensível). Temos duas dentições, a leite ou decídua, formada por 20 dentes, e a definitiva, com um total de 32 dentes.



Via Super Interessante