sábado, 29 de março de 2014

Quero emagrecer rápido!


Então, primeiro, relaxe um pouco.
Até temos como gerar um emagrecimento rápido e emergencial, em situações MUITO específicas, mas isso é matéria para outro POST. Quero que você emagreça de forma saudável e não engorde mais.

Emagrecimento saudável é um processo complexo que envolve muitos aspectos da sua vida e, igualmente, muitos esforços para ser alcançado e, depois, mantido. Isso não é o que eu chamaria de uma tarefa fácil, mas é possível. Aqui no consultório tenho vários casos de sucesso e todos eles guardam uma semelhança entre si: foi necessária uma mudança no estilo de vida, alguns mais, outros menos.

É isso mesmo. Tem que MUDAR O ESTILO DE VIDA. Se você não anda satisfeito(a) com a silhueta, com certeza alguma (ou muita) coisa está errada no seu modo de levar a vida. Pra melhorar, então, nada mais óbvio do que mudar isso. Tem que mexer na base, na origem do problema. Se isso não for feito, nada se resolve.
Então, vejam bem as situações:

- Quando eu acabar o tratamento, vou poder voltar a comer tudo como eu comia antes?
Não.

- Pôxa... Então eu tenho que parar de tomar
 minha cervejinha que eu só tomoquinta, sexta, sábado e domingo?
Tem.

- E minhas
 duas tacinhas de vinho que eu tomo toda noite?
Tem que parar por um tempo e, quando voltar, tem que ser REALMENTE UMA TACINHA, e não duas, e servida até ABAIXO DA CURVATURA LATERAL da taça.

- Pôxa... Mas eu
 odeio academia! Vou ter que malhar?
Em algum momento, vai.

- Pode ser
 uma caminhadinha de 30 minutos por dia?
Você pode até caminhar, o que faz muito bem, mas não vai resolver o problema só assim.

- Vou começar, então, a frequentar
 logo um clube de corrida!
Não faça assim. Correr não é pra todo mundo. Deixe um preparador físico e um fisioterapêuta te avaliarem pra ver se é o adequado para você.

- Ah, Dolfo! Mas eu
 ODEIO musculação...
Tem muita coisa boa na vida que, quando a gente vai começar, acha que odeia. Comece o trabalho com um educador físico capacitado que ele vai te ajudar a encontrar a rotina que você aprecie. Existem muitas maneiras de fazer musculação, inclusive sem os aparelhos e pesos que estamos acostumados a ver. Parece até Neston, com 1000 maneiras de preparar. Ou Bombril, com 1001 utilidades. Etc... Sem contar os muitos outros métodos de tonificação muscular.

- Certo. Vou tentar. Mas
 não consigo acordar cedo pois só consigo ir dormir depois das 2h da manhã...
Malhe à noite ou reeduque seu hábito de dormir. Podemos fazer isso também. Depende de você realmente se dispor a fazer isso.

- Desse jeito vou
 mudar muita coisa na minha vida...
Vai. E pra melhor.

Não precisa ser tudo de vez, galera. Um pouquinho a cada dia serve... na verdade, é a única maneira de fazer.

Se você tentar mudar um monte de coisas de uma vez só, muito provavelmente vai falhar.

Esse processo envolve orientações em várias frentes, sendo que a ajuda profissional é sempre muito bem vinda. Novamente, a equipe toda vai beneficiar você. Médico, nutricionista, fisioterapêuta, psicólogo, educador físico, todos têm lugar neste trabalho de resgatar sua saúde, auto-estima, beleza... sua vida.

Eu utilizo esta abordagem multidisciplinar no consultório, fazendo referência para profissionais que trabalham com muita atenção a todos esses aspectos, gerando um grande e completo resultado para aqueles que se propõem a seguir tudo direitinho. Tudo para ficar saudável rápido, emagrecendo tão rápido quanto for possível.

Comece a mudar... vá mudando e melhorando.
 
 
Dr Adolfo Duarte - CRM-BA 15.557
www.clinicasallus.com.br
adolfoduarte.blogspot.com