domingo, 18 de maio de 2014

MOTIVAÇÃO, SUA MAIOR FONTE DE ENERGIA


Inicialmente temos que definir que motivação é uma palavra que designa um motivo, algo em que se empenhar. Portanto, podemos afirmar categoricamente que ninguém é motivado se não enxergar um por quê no que faz, ninguém se mantém focado, com a motivação em alta, em algo que não acredite que seja eficaz. Ai talvez resida o maior problema da permanência das pessoas em seus treinos. Como os resultados do treinamento físico nem sempre são imediatos, e o “sofrimento” das dores musculares e do cansaço por sua vez são constantes.

Antes de mais nada quero deixar claro que motivação é algo intrínseco, ou seja, vem de dentro para fora. Ninguém motiva ninguém, o que acontece é que em alguns casos, certas circunstâncias fazem a gente refletir e aumentar nossa potência de agir, que define os momentos onde estamos motivados e produtivos.
Quando o seu entusiasmo em relação aos treinos diminui, o mesmo acontece com o seu sucesso a longo prazo.
Todos esses desejos necessitam de alguma motivação. Pensar, ruminar as idéias não é motivação, é vontade, motivação envolve ações e consequentemente mudanças para buscar algum objetivo em médio e longo prazo. Querer mudar é agir, sair da tal zona de conforto, fazer diferente. Parece simples, mas sabemos que na prática é difícil alterar hábitos enraizados em nossos padrões de comportamentos.
A motivação é um dos pontos determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma carreira esportiva seja ela amadora ou profissional. O praticante de atividade física com motivação elevada, treina com mais entusiasmo, obtém melhora nos gestos motores, ganha confiança em si mesmo e, conseqüentemente, tem mais chances do que atletas despreparados física e mentalmente. Ganhando, o praticante de atividade física volta a se motivar e treina com mais entusiasmo, começando tudo outra vez. A partir deste pensamento, podemos visualizar o seguinte círculo virtuoso:
    
Para que o círculo virtuoso da motivação não se quebre, o treinamento psicológico contínuo e periódico deve merecer uma atenção especial na vida do praticante de atividade física, sendo encaixado e bem estruturado na rotina esportiva do mesmo.

            Para que possamos fazer a diferença, temos que buscar essa força interior (motivação) como pilar, parar tornarmos um vencedor.
            Nas modalidades coletivas como nas individuais, a motivação tem de ser constante, fazendo com que a sua autodisciplina, força de vontade se torne um combustível.
            Quando você se inscreve em uma corrida de 5km, qual a sua meta?  Atingir. Que essa simples prova se torne mais motivadora, tentar cumpri-la em menos tempo possível vai lhe tornar uma pessoa mais motivada.
            Torne-se uma pessoa motivada, trace metas na sua vida, lute, supere-se, planeje, busque apoio de pessoas motivadas, seja humilde e assim conseguirás sempre atingir muito mais de 5km na tua vida.


Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor do Synergy Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna

Instagram: wladimirLuna_PersonalTrainer