domingo, 11 de maio de 2014

Panturrilha: o segundo coração humano. Você sabia?


A função do coração é bombear sangue através dos vasos para todas as partes do corpo, nutrindo os órgãos e mantendo a vitalidade. Isso não é novidade, mas você sabia que a panturrilha é considerada o segundo coração do nosso corpo? Pois é, ela ajuda parte do nosso sangue a voltar para o coração.

A panturrilha envia de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue por minuto.
Exercitar as panturrilhas auxiliam nos tratamentos de problemas circulatórios, trombose, varizes, câimbras e também ajuda na prevenção destes problemas.
Além de auxiliar no regresso venal dos membros inferiores, a musculatura também está ligada diretamente à insuficiência venosa crônica, conhecida popularmente como varizes, bastante comuns entre o sexo feminino. As varizes são causas frequentes de dor, cansaço, peso e inchaço nas pernas. Os casos mais graves podem levar ao surgimento de feridas, que são de difícil cicatrização.
Esse músculo é bastante exigido quando fazemos exercícios como andar, correr, subir escadas ou pedalar. Mesmo assim, fortalecê-lo e alongá-lo é muito importante para manter suas funções.


Importância de exercitá-los

Quem deseja se manter longe das temidas varizes deve praticar atividades específicas, isto é, aquelas que trabalham não somente força muscular, mas também alongamento como flexão e extensão. Entretanto, outros fatores também são indispensáveis para prevenir ou amenizar os sintomas: perda de peso, alongamento adequado, fortalecimento do abdômen e do períneo, uso de meias elásticas, além de cirurgias em casos mais delicados.
Ainda assim, mais alterações podem favorecer o desenvolvimento das varizes: dilatação de veias com deficiência nas válvulas direcionadoras do sangue, seqüelas de uma trombose ou movimentação indevida do tornozelo.

Sugestão de treino

A Coloque um step na frente de uma banco, pegue um par de halter e sente. Posicione o terço da frente dos pés sobre a plataforma apóie os pesos sobre os joelhos. Desça o máximo de amplitude que conseguir, sem encostar os pés no chão, sente-se com as costas eretas.

B Levante ao máximo os calcanhares, para sentir uma total contração do músculo, faça uma leve pausa e repita novamente.
Repetições: 12 a 15


Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor do Synergy Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna

Instagram: wladimirLuna_PersonalTrainer