terça-feira, 6 de maio de 2014

Planejamento Digital do Sorriso


Atualmente já é possível ter uma prévia de como ficará o sorriso após um tratamento de reabilitação oral. O recurso utilizado é o planejamento digital do sorriso que ajuda o dentista a planejar, fazer o projeto e desenhar o sorriso do paciente. Um planejamento personalizado para cada paciente, respeitando seus desejos e características físicas. Os procedimentos buscam unir a estética com a funcionalidade da boca, incluindo qualidade de mastigação, das ATM e alinhamentos dos dentes (estética branca) e gengiva (estética vermelha).

Para isso, o profissional usa as imagens fotografadas do rosto e do sorriso, que, em seguida, passam por ferramentas  digitais  que detectam proporções e medidas do rosto. Esse recurso prevê ainda, imperfeições, problemas gengivais e limitações de cada caso. Baseado nessa imagem real do paciente, o dentista traça as possibilidades de tratamento, tudo acompanhado pelo próprio paciente. Uma maneira muito mais objetiva de saber o que o paciente quer e o que a odontologia pode fazer por ele.

 Após esse processo, é realizado uma simulação, por meio da técnica de mock-up. É a parte do “test drive” do sorriso para evitar frustrações. Com a aprovação do paciente, esse molde é utilizado para orientar o dentista nos processos cirúrgicos e reatauradores dos dentes. O tratamento é feito por uma equipe, a  multidisciplinaridade é necessária para unir diferentes especialidades como periodontia, implantodontia,  ortodontia e reabilitação oral.

Assim sendo, a  análise digital do sorriso deve ser vista como um passo do diagnóstico para reabilitações de casos complexos, estéticos. Normalmente, há mais de uma alternativa de tratamento e o paciente deve visualizar as opções e, juntamente com o profissional, escolher o melhor tratamento.



Dra Taluana Cezar Modesto França
Ortodontia  e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Credenciada TopDent Brasília
Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)

      
            0