segunda-feira, 30 de junho de 2014

Musculação: Treinamento para mulheres x masculinidade


O MITO de que treinar tronco (em especial costas e peitoral) e braços torna as mulheres com aspecto masculino, por incrível que pareça, ainda existe.

Mesmo com tanta evolução de aparelhos de musculação, enorme variedade de academias, professores para todos os gostos (graduados, pós-graduados, mestres, doutoes, não graduados, fisiculturistas, nutricionistas e médicos que prescrevem treinos e até “celebridades do Instagram” que se passam por Personal Trainer), noto que este MITO ainda está presente na cabeça de muitas mulheres, e para desvendá-lo, apresento neste artigo inúmeras razões para que os braços e tronco sejam treinados com a mesma intensidade que coxas, glúteos e panturrilhas:

1-    Estimular músculos do tronco: Por serem músculos maiores, seus exercícios elevam o metabolismo e a produção de hormônios, favorecendo tanto a hipertrofia como a queima de gordura. Além disso, melhora a postura, protege os órgãos, previne lesões e prepara a coluna vertebral e músculos adjacentes para suportar os exercícios para membros inferiores, como agachamentos e passadas com barras e halteres, e para ombros como os desenvolvimentos.

2-    Tríceps: É o que dá volume ao braço por ser formado por 3 porções. A falta de treinamento do mesmo é o principal responsável pela flacidez dos braços nas mulheres!!!

3-    Bíceps: Contribui com a forma harmoniosa do braço, apesar de não ser o principal responsável pelo seu volume. Em conjunto com o tríceps e músculos do antebraço, estabiliza o cotovelo, protegendo os ligamentos. Sua porção proximal participa na estabilização e reabilitação de lesões no ombro (manguito rotador).

4-    Ombro: É a nossa "moldura". Além disso, participa intensamente dos treinos de peitoral (deltóides anterior e médio) e costas (deltóide posterior). Quando não é treinado, sua articulação se torna frágil e suscetível a lesões (tendinite no manguito rotador e bursite são as mais comuns), seja pela falta ou excesso de uso da mesma (digitação, dirigir, praticar esportes...).

E AÍ? POR QUE NÃO TREINAR O CORPO TODO???

O que diferencia um corpo masculino do feminino é basicamente a testosterona (hormônio responsável pelas características masculinas) e não o conteúdo dos treinos! Somente com dieta, suplementos e treinos, não se altera os hormônios de forma significativa ao ponto de tornar uma mulher masculina! Portanto toda mulher deverá treinar todo o seu corpo buscando harmonia, proporcionalidade, estabilidade das articulações e saúde de um modo geral!