quinta-feira, 31 de julho de 2014

Anticoncepcionais - "decida" sobre o MAL que fazem

Li ontem em um monitor na #FNAC (daqueles de propagandas e notícias) que um #ginecologista afirma que #anticoncepcionais melhoram o #humor das #mulheres que os utilizam ...

Sinceramente, NÃO vejo nem nunca vi isto, em 99% dos casos atendidos em consultório e/ou discutidos com colegas!

Anticoncepcionais são baseados em #progestinas, substâncias estranhas ao organismo e que nunca substituem adequadamente os #hormônios produzidos por ele. Toda #mulher que usa um #anticoncepcional tem redução na sua produção de progesterona (e a maioria tem redução na produção de #estradiol também) e isso gera um efeito-cascata no organismo feminino de múltiplas quedas hormonais (entenda no link abaixo) e, por consequência, centenas de efeitos indesejáveis possíveis ; entre estes efeitos ruins, quase sempre há perturbação importante do humor, relacionada sobretudo às quedas nos níveis de #progesterona e #testosterona ocasionadas pelo uso recorrente das progestinas. Entendeu?

Como médico, afirmo categoricamente que desconheço efeitos positivos dos anticoncepcionais no organismo #feminino, sobretudo à médio e longo prazo e o que costumo ver é o contrário : tanto pior tende a ficar a #saúde da paciente quanto mais (e mais tempo) usar anticoncepcionais. Pense bem, já que toda escolha tem "benefícios" e malefícios mas quando estes são maiores, todo cuidado é pouco!

Enfim, leia isto é comprove você mesma (o) - tire suas próprias conclusões :

http://www.icaro.med.br/artigos/artigosemsaude/anticoncepcionais/