domingo, 13 de julho de 2014

COMO O EXERCÍCIO PODE AJUDAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO?


As pessoas bem adaptadas fisicamente têm um sistema imune mais eficiente, o que os defende de doenças e infecções. Além, claro, de permitir que se reproduzam com sucesso.

Onde entra o exercício nestas afirmações?


Os benefícios da atividade física moderada e regular incluem redução de hipertensão, de hiperlipidemia (alterações nos níveis de colesterol e triglicérides), de doenças cardiovasculares, do diabete, do percentual de gordura corporal, de certos tipos de câncer, assim como uma diminuição na incidência de doenças bacterianas e virais. Os mecanismos exatos implícitos nestes efeitos ainda são motivos de debate e, provavelmente, multifatoriais. De qualquer modo, há evidências de que a atividade física derruba a probabilidade de se adoecer.


Quer dizer que com a prática regular de exercícios ficamos prontos para lutar contra doenças?


Isso se o exercício for moderado. Há indícios na literatura de que atividades intensas provocam, na verdade, queda na função imunológica, aumentando a incidência de doenças infecciosas – tanto em homens como em animais.

Como sãos estas mudanças benéficas em células e substâncias do sistema imune?


Há evidências de que a atividade física moderada e rotineira modula diversos componentes da imunidade. Por exemplo, depois do exercício observou-se aumento na quantidade de algumas células e substâncias do sistema imune, entre elas: células natural killer, linfócitos T, citocinas e imunoglobulinas. Além disso, já foi reportado que a taxa de sobrevivência de ratos com infecções bacterianas é maior em animais fisicamente ativos.

Esta bem documentada na literatura cientifica que o exercício físico regular aumenta as defesas do organismo, tornando o praticante regular quase que imune as gripes sazonais. Mas antes de tudo questões como: quanto devo fazer e como devo fazer precisam ser respondidas para que o “tiro não saia pela culatra”. Por que o mesmo exercício quando feito sem planejamento e não prescrito por um profissional competente pode predispor seu organismo as infecções oportunistas.

Como fazer: Tenha algum parâmetro da intensidade do esforço realizado, consumo de oxigênio, lactacidemia, frequencia cardíaca, percepção de esforço, entre outros.  Pois é o exercício de moderada intensidade (50-70% VO2max) que se mostra mais eficiente em fortalecer o sistema imunológico. O mesmo não pode ser dito sobre o exercício de alta intensidade que parece deprimir o sistema imune.

Quanto fazer: Mantenha uma regularidade de 2-3 vezes na semana por pelo menos 30 minutos, sem exagero porque a realização de exercícios por tempo prolongado promove o aumento da atividade nervosa simpática e do eixo hipotálamo-hipofise-adrenal. Ambos relacionados a imunossupressão e o conseqüente aparecimento de infecções oportunistas.

Prof. Wladimir Luna 
Personal Trainer CREF 9533G-DF
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor do Synergy Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Instagram: wladimirLuna_PersonalTrainer
Twitter: @wlad_personal

Facebook: wladimir Luna