segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AERÓBIO X MUSCULAÇÃO: QUAL DESTAS MODALIDADES É MELHOR PARA EMAGRECER?



Sei que muitos vão discordar do que eu vou mencionar aqui neste artigo, pois é difícil se desprender de conceitos utilizados há muitos anos, e que, até os dias de hoje, prevalecem. Mas como uma profissional da Educação Física exercendo a profissão a todo vapor, me sinto na obrigação de me atualizar e melhorar cada vez mais, para assim atender aos meus alunos com a máxima eficiência.

Hoje posso afirmar com toda a certeza: 
EXERCÍCIOS AERÓBIOS NÃO SÃO MAIS EFICIENTES QUE MUSCULAÇÃO NO EMAGRECIMENTO (lembrando que o emagrecimento é a PERDA DE GORDURA E NÃO NECESSARIAMENTE DE PESO!). Os aeróbios só são melhores do que ser sedentário. Fora isso, qualquer exercício de resistência gera mais benefícios aos músculos, articulações e ao metabolismo.

Com 20 anos experiência em academias, formada em Educação Física, Pós-graduada em Personal Trainer e Musculação, trabalho há 13 anos no Brasil e exterior e já vivenciei inúmeras formas de trabalho (das melhores as piores, rsrs) e HOJE, com toda a segurança, o método de trabalho que prefiro utilizar para a perda de gordura é a MUSCULAÇÃO + DIETA, e o aeróbio só irá entrar na rotina de exercícios para complementar e não como sendo o exercício principal. Pois além de levar a uma perda gradativa de massa magra gerando um metabolismo mais lento, segundo vários estudos recentes, exercícios aeróbios não promovem quase nada de queima de gordura durante a sua prática e não acelera em nada o metabolismo de repouso, enquanto que o ganho de massa muscular obtido pela musculação aliada a dieta irá promover uma aceleração do metabolismo de repouso cuja fonte de energia é a gordura corporal. Tá ruim???

Para facilitar o entendimento, utilizei meu próprio exemplo com as fotos acima:
Foto da esquerda – De 1 ano e meio atrás. Praticava musculação de 4 a 5x por semana e corria diariamente (6 a 7x por semana), não dava muita importância para a dieta, comendo muito pouco para o que eu gastava de calorias (porém me alimentava de forma saudável), pesava 60kg com uma aparência magra, pouca massa muscular e lesões diversas, pois apenas 35 a 40 minutos de corrida já me lesionavam ao longo de poucos meses.

Foto da direita – É de 1 semana atrás. Mantenho os mesmos 60kg, porém com mais qualidade na composição corporal (mais massa muscular e menos gordura) devido a priorizar a musculação há mais de 1 ano, por 4 a 5x por semana. E o aeróbio é em torno de 20 minutos, no máximo 3x por semana.

As fotos evidenciaram uma melhora da aparência, pois reduzi a gordura e aumentei a massa muscular. Mas o melhor de tudo foi a grande melhora na incidência de lesões.

Demorei a me convencer disso, pois apesar de ter lido vários estudos, não queria arriscar trocar o aeróbio pela musculação na intenção de perder gordura.

Recomendo a quem queira emagrecer ou melhorar a massa muscular e a saúde, buscar um profissional graduado em Educação Física e principalmente ATUALIZADO!!!

Abraços a todos