terça-feira, 19 de agosto de 2014

Café forte pode ser aliado contra as cáries

Pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro investiga a ação do café no enfrentamento às bactérias causadoras da cárie. O trabalho iniciado em 2008 já apresenta resultados positivos. A chefe da pesquisa, Andrea Antônio, acredita que os efeitos são promissores, mas alerta que ainda faltam testes clínicos.
No estudo, amostras de dentes foram expostas à ação da saliva, criando um biofilme, com bactérias causadoras da cárie. Os dentes foram divididos em grupos, que foram tratados de diferentes formas. Um conjunto foi tratado com antibióticos, outro com café da espécie Coffea canephora, o terceiro apenas com água, e o quarto não recebeu tratamento. Os dentes tratados com café apresentaram concentração de cálcio semelhante aos tratados com remédio. Os outros dois conjuntos tiveram queda da substância.
A partir dos resultados, os cientistas acreditam que o café pode ter efeito bactericida. No entanto, Andrea acredita que é preciso cautela. O Coffea canephora não é a espécie mais utilizada comercialmente. Segundo a pesquisadora, o sabor desta variedade não é o mais apreciado, sendo utilizado majoritariamente em misturas ou cafés solúveis. A solução utilizada em laboratório foi produzida de forma semelhante ao cafezinho consumido normalmente, mas com uma concentração alta do grão. “Foi semelhante a um café bem forte e, claro, sem açúcar”, explica Andrea.
A dentista comentou que outros estudos também apontam a bebida como aliada no combate às bactérias. “Uma pesquisa na Índia mostrou que consumidores habituais de café têm menos cáries que aqueles que não consomem a bebida.” Ela acredita que o estudo pode mostrar substâncias presentes na canephora que possam ser utilizadas em tratamentos dentais, mas salienta que ainda faltam experiências. ”Os resultados foram obtidos com amostras in vitro, ainda precisamos testar clinicamente em pessoas.”
Malefícios do café
Para Andrea, é possível encontrar uma forma de utilizar as substâncias do grão no tratamento da saúde bucal, porém, a professora não acredita que a bebida como é comercializada hoje possa ser usada de forma terapêutica. Também é importante lembrar que o consumo em excesso pode trazer problemas à saúde. A cafeína estimula o sistema nervoso que, para manter o ritmo acelerado do corpo, pode aumentar a frequência cardíaca. Este estímulo também pode provocar tremores musculares. 
O uso exagerado da bebida ainda pode causar danos às glândulas adrenais, que integram o sistema endócrino, responsável pela regulação do metabolismos do sódio, da água, do potássio e de carboidratos, e mantêm a pressão arterial. Para a saúde bucal, o café em grandes quantidades também pode ser prejudicial. Os pigmentos da bebida são absorvidos pelo esmalte, alterando a coloração dos dentes.



Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)