quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cuide MELHOR de VOCÊ, primeiro, ANTES de buscar remédios!



Recebi este Inbox, via Fanpage do Facebook, no início deste mês (Agosto/2014):

“Ao ler seu post sobre o gaba e ansiedade me reportei a minha consulta com o psiquiatra ao mostrar a ele as formulas que havia me passado e os exames que tinha me pedido. Ele me falou com rispidez que quem entende de depressao e ansiedade e psiquiatra e que esses exames todos que o senhor me mandou fazer era so para eu gastar dinheiro que nao serviam para nada. Me mandou parar com tudo e receitou esses diazepan da vida. O pior e que o medico e conceituado. Conclusao: nao voltei mais la. Agradeco por ter te conhecido. Ja me sinto bem melhor e ainda nem voltei com o resultado dos exames. Mas Deus e maravilhoso porque no meu desespero pedi a ele para me ajudar a encontar alguem que descobrisse o que eu tinha e resolvesse meu calvario de 20 anos de sofrimento. Ele me atendeu. Dr. Icaro muito obrigada por tudo. Por todos os profissionais que me indicou sao todos maravilhosos e tambem estao me ajudando demais. Nunca imaginei que coisas tao simples como respirar, beber agua, fazer uma reeducacao alimentar, atividade fisica e dormir bem junto com os suplementos fosse dar tao certo. Deus o abençoe”.


MEUS comentários sobre esta bela e muito útil mensagem recebida:

1 – Parabéns para esta paciente! Ela melhorou seus hábitos de vida, que são a base para qualquer pessoa ter/manter/recuperar saúde e por isso teve sucesso, mérito dela e de Deus; eu, só ajudei com algumas orientações – afinal de contas, uma “consulta” serve para você saber a opinião do profissional consultado, de acordo com seu conhecimento MAS é o paciente quem decide o que vai seguir e como, com que informações e disciplina.

2 – A prepotência do colega médico citado não serve de exemplo para ninguém e portanto, por razões éticas, nem vou comentar muito... Só asseguro-lhes que NUNCA vi um profissional de saúde realmente BOM (sobretudo como ser humano e no trato com seus pacientes) que seja também prepotente ou arrogante, regularmente: estes são justamente os que mais começam a errar e assim prejudicar seus pacientes, ao longo da carreira, quando não mudam suas condutas - até porque são estes que logo param de atualizar-se em boas fontes (como todo profissional de saúde deve constantemente fazer) e por isso logo tendem a tratar seus pacientes de forma cada vez mais inadequada e/ou antiquada e/ou cheia de preconceitos, assim lesando mais que os pacientes mas suas próprias carreiras e confiabilidade. Hoje em dia “títulos”(certificados, diplomas, DRs, ...) NÃO são garantia de autoridade positiva, bom conhecimento e boa prática clínicos, junto ao paciente – mas muito estudo regular em boas fontes e bom tratamento humano, multidisciplinar, SIM. Lembre-se disso.

3 – Via de regra (é claro que há raras exceções), salvo situações de urgência/emergência, nenhum profissional de saúde deveria recorrer primeiro a remédios antes de orientar/ajudar na melhoria dos hábitos de vida do paciente  E  após isto, a correção de intoxicações, carências e excessos, de nutrientes, neurotransmissores, hormônios e etc. Falo isso respaldado sobretudo em 15 anos de Medicina (e muito estudo, é claro), onde tenho observado que quando o organismo recebe este básico para funcionar, a grande maioria dos seus sintomas/distúrbios melhora ou desaparece, principalmente pelo estímulo à capacidade que todo organismo tem de melhorar/curar a si mesmo, naturalmente; simples assim. Ou seja, pra ficar mais claro: dê condições pro seu organismo funcionar, cuidando melhor de si mesmo e fornecendo-lhe o que precisa e todos os seus sintomas/doenças vão melhorar ou desaparecer. Remédios, portanto, só devem AJUDAR este processo básico e não, nunca, serem prescritos para tentar substituir este processo natural, sob pena de falhas de tratamento e/ou muitos efeitos indesejáveis, além do potencial de muitos medicamentos de levar à dependência química: afinal, quem quer ser um dependente químico?

4 – Hoje em dia, tenhamos cuidado: MUITOS famosos por aí, nas mais diversas áreas da sociedade, falam besteiras, perigosas para quem nelas acreditar; lembrem-se que todo “famoso” é, antes de mais nada, um ser humano. E seres humanos são falíveis, falhando milhares de vezes em suas vidas. SEMPRE mantenha-se bem informado e passe qualquer informação recebida pelo seu bom juízo crítico (que fica cada vez melhor à medida que você mantém-se bem informado, regularmente, via consulta a boas fontes – Internet ajuda muito, se você procurar BEM!) antes de aceita-la como verdade e aplicar na sua vida ou de quem você ama!

5 – Os Hábitos Saudáveis de Vida são a BASE de TUDO na VIDA e SEMPRE trazem bons resultados para quem os aplica em sua rotina; se você não está melhorando de algo, tenha certeza que em 99% destes casos decerto pelo menos um hábito de vida (destes 11) vai mal: ou seja, melhore-o e possivelmente melhorará das suas queixas. Simples assim. Conheça estes HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA aqui e mude sua vida para melhor:
 (este material é de uso livre e pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem qualquer referencia a mim ou meu site: os ensinamentos sobre hábitos saudáveis de vida são da humanidade, de Deus e por isso o acesso a eles deve ser amplo e irrestrito, ok?).

Saúde e sucesso para todos!

Dr. Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br