terça-feira, 26 de agosto de 2014

O dente do siso está sumindo por causa da evolução humana: verdade ou mentira?


Jean-Baptiste Lamarck  foi um biólogo francês muito importante. Sua teoria da evolução das espécies pregava, entre outras coisas, esta linha de pensamento,  frases como: a Lei do uso e desuso. Se você não usasse algum órgão ou parte do seu corpo, ele atrofiaria e esta característica atrofiada passaria para a próxima geração. O exemplo mais conhecido é a da evolução do pescoço da girafa. Lamarck afirmava que por precisar alcançar as folhas mais altas das árvores, o pescoço da girafa foi crescendo de geração para geração até vermos as girafas de pescoço longo que vemos hoje. Atualmente, a teoria da evolução de  Charles Darwin somada às descobertas da genética refutaram a teoria de Lamarck.
Seguindo a teoria de Darwin (mais aceita na atualidade), da seleção natural, sabemos que o ambiente selecionou as girafas de pescoço longo, isto é, o tipo de girafa mais adaptado sobrevive até hoje, enquanto que as girafas de pescoço pequeno ou menor foram extintas em certa parte da escala evolutiva.
A ciência é espetacular exatamente por causa disso: ela mesmo pode ser provada errada, à qualquer momento. Hoje, parecemos estar no pico de nossa evolução tecnológica e científica, mas muita coisa que temos como verdade pode ser considerado bobagem no futuro, por alguma nova teoria. Porém, por que continuamos contando a história do dente do siso como se estivéssemos aceitando uma teoria que já foi refutada?

A explicação de que o siso está sumindo por causa do desuso é simplista demais e errada. Na época das cavernas, um 3º molar (dente do siso) ou até um 4º molar eram necessários para triturar os alimentos duros que o ser humano consumia. Sabemos que hoje, com a nossa comida industrializada (que não traz grandes esforços para nossa musculatura de mastigação), o dente do siso está perdendo seu espaço na arcada. Somado à outro fator: o uso de mamadeira ao invés da amamentação direta no seio materno pode causar um menor desenvolvimento ósseo e muscular da boca, diminuindo o tamanho da sua arcada! Aí vemos o porquê da falta de espaço para erupção do siso e a necessidade de extração deste dente.
Se fôssemos pensar como Lamarck, os filhos de quem teve o dente do siso extraído, nasceriam sem este dente já, não é? Sabemos que não é assim que as coisas acontecem. Porém, há pessoas que não tem dente do siso e atribuímos isso à evolução da espécie humana. Na verdade, isso é uma mutação ou algum problema nos mecanismos que determinam a formação do dente do siso, mas que não pode ser chamada de evolução. Pelo menos com o que sabemos hoje.
O dente do siso vai deixar de existir algum dia? Segundo a teoria da seleção natural, isso só vai acontecer se as pessoas sem o dente do siso provem ser mais adaptadas do que pessoas que tem o dente. Esse tipo de seleção natural leva muito, muito  tempo para acontecer.



Fonte:



Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)