sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Paz nas confusões da rotina


Stress, compromissos, responsabilidades, rotina agitada, contas, compras no supermercado, casa, família, trabalho, dinheiro, estudos, trânsito e o deslanchar de informações que precisam ser processadas a cada segundo – onde fica a própria paz nisto tudo? Como conseguir manter o equilíbrio diante de tanta agitação?

Por vezes, perdemos um pouco o foco e o bem estar diante do mundaréu de coisas que nos atolam, que chegam até nós e que se somam aos nossos objetivos de querer progredir na vida. Limitamo-nos a estagnar em rotinas cíclicas de sobrevivência.  Quem nunca se sentiu um pouco perdido e sem saber o que fazer diante deste universo globalizado e acelerado em que vivemos?


Certamente não existe um manual para que possamos manter uma paz interior diante das turbulências cotidianas, mas existem algumas medidas mínimas de valor máximo que podemos incorporar e adequar em nossas vidas.

O primordial é manter a ordem, pois o contrário de ordem é bagunça. E onde há bagunça não há paz! Quando nos organizamos, ganhamos tempo e mais clareza, dinamizamos o querer, conseguimos deixar que nossas idéias percorram o campo do planejamento de uma maneira mais límpida e com maior fluidez, sem interferências. Quando há a ordem instalada na rotina, temos um maior controle de onde sobra e de onde falta nossa ação, conseguimos nos planejar mais e,  principalmente, reduzimos nossa ansiedade por termos um maior domínio dos detalhes da nossa agenda.

Além disso, caso decida se sobrecarregar com vários compromissos ou ainda não tenha a escolha de recusá-los, tome consciência dos esforços que terá que despender por tais feitos e não reclame por fazê-los, não se boicote e não os faça de mau gosto. Conscientize-se quantas vezes for necessário e se possível diariamente. Se você terá que levantar mais cedo e dormir mais tarde por conta dos seus afazeres por um tempo, vá e faça isso com todo o ânimo que você conseguir. Quando fazemos algo por obrigação ou apenas porque demos nossa palavra, nos sujeitamos a criar um sentimento avesso àquilo, colocamos peso em nossas insatisfações e desperdiçamos nossa paz. Em contrapartida, quando fazemos com vontade, acreditando que somos capazes e utilizando a praticidade nas atitudes ampliamos nosso rendimento.

Fundamental também é zelar pela saúde. Quando faltam nutrientes em nosso corpo, quando estamos num estado de fadiga mental e física, a sensação que temos ao empurrar uma pedra de 5 quilos é a de que estamos movendo uma montanha. Isto também está sujeito a nos angustiar, acreditar que somos incapazes e a aniquilar nossa paz. Portanto, é importante investir um tempo em bons hábitos de vida como alimentação e atividade física: eles farão você render bem mais!

Ademais, ter fé, saber planejar e ter coragem para enfrentar os desafios diários também são atitudes de grande valia. Muitas vezes, a falta de paz se traduz na sensação de que nossos deveres não estão sendo cumpridos da forma como gostaríamos. Outras vezes, ficamos imersos neste sentimento de culpa pelo não cumprimento dos deveres, perdendo um tempo precioso que seria gasto para cumprir o que é preciso. Porém, não é isto que a paz pede. Ela pede que passemos pelas encruzilhadas, que superemos nossas falhas, que tomemos um rumo firme e que estejamos determinados a cumprir mais etapas evolutivas.

Precisamos encontrar esta paz no dia a dia e fazer o que ela pede. É ela que faz com possamos progredir ainda mais nos nossos objetivos. Que tal filtrar as zilhões de informações que recebemos diariamente de várias fontes e deixar entrar mais no seu pensamento aquilo que contribuirá para o seu crescimento? Que tal evitar perder tempo com bobagens e focar suas energias para o agora, para o presente e para o potencial de ação que vibra em cada segundo? Que tal ir com mais calma, ir crescendo devagar, mas com efetividade e consistência em suas atitudes?

Vamos lá, mãos a obra! A rotina está apertada e você tem muitas tarefas a realizar? Não pense no conjunto. Realize uma tarefa de cada vez com calma e praticidade: quando perceber, você já terá realizado tudo o que precisava. Saia da rotina e depois volte para ela. Mude suas perspectivas, inove, renove e faça diferente. Acalme os barulhos das suas insatisfações e veja seus problemas por outros ângulos, examine-os como se você o diretor de um espetáculo primeiramente, e depois coloque-se como o próprio ator. Avalie sua vida de forma mais racional, mas sem deixar sua intuição de lado. Ofereça novos estímulos ao seu cérebro também. Isto tudo te auxiliará a não se cansar tão fácil.

As vitórias estão nas mãos de cada um. Desejo que todos nós possamos utilizar a paz como caminho para encontrar as vitórias, que elas também nos conduzam à paz e que entremos numa rotina cíclica movida por entusiasmo, força, direção, realização, execução, equilíbrio e sabedoria para sabermos conduzir nossas atitudes!

Nutricionista Isis Moreira - www.isismoreira.com