sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Efeito Platô: Manual de Sobrevivência


Quer dizer então que você é uma pessoa disciplinada? Daquelas que adora uma rotina? Realmente a rotina e a disciplina podem ser nossas melhores aliadas. Mas quando o assunto é perda de peso elas nem sempre são amigáveis.

E que atire a primeira pedra quem nunca se esforçou ao máximo, sendo às vezes até radical, e não obteve o resultado esperado (ou resultado algum)! Como é frustrante, certo? É como se sentir numa areia movediça, esforçando-se ao máximo para se livrar dela e mesmo assim afundando mais na situação.
O fato é que o nosso corpo é altamente adaptável e assim como de tempos em tempos precisamos mudar nosso treinamento físico para continuarmos a obter resultado, o mesmo é verdade para a nossa alimentação: nós temos que que muda-la em vários aspectos, como na qualidade, individualidade e até mesmo quantidade. Além disso, devemos examinar a auto sabotagem.
Mas peraí, quantidade? Será preciso comer menos? Não! Nada de diminuir mais ainda as calorias, principalmente se você já segue uma dieta bastante restritiva. Lembre-se sempre: sem radicalismos! A solução pode parecer contraditória, mas a verdade é que é necessário comer mais.
Novamente, deixe os radicalismos com Hitler, tá? Nem na quantidade nem na qualidade da dieta. Continue fracionando sua alimentação em cinco ou seis refeições, equilibrando a quantidade de macronutrientes (proteínas, carboidratos integrais e gorduras do bem) e micronutrientes (cinco cores de frutas e verduras todos os dias: branca, verde, amarela, vermelha e roxo), ingerindo bastante água (35mL por quilo de peso), sem exagerar na quantidade e mastigando bem os alimentos.
O ideal é aumentar gradativamente a quantidade de comida ingerida (principalmente proteínas magras e gorduras de boa qualidade) para evitar o reganho de peso e colocar novamente seu metabolismo para funcionar.
Em relação a individualidade, é possível que você não esteja assimilando bem o que come, seja por estar consumindo alimentos que desencadeiam inflamações no seu metabolismo em particular ou por estar com falhas no processo de absorção. Para que o emagrecimento ocorra é necessário ainda o equilíbrio entre os órgãos (fígado, tireoide etc) e células – isto tudo deve ser levado em consideração. Para tanto, consulte-se com um bom nutricionista.
E a auto sabotagem? Você já pensou nisso? Às vezes achamos que estamos fazendo tudo corretamente, mas nos distraímos por vezes e não conseguimos ver os nossos próprios erros. Será mesmo que você está fazendo tudo como deveria?
Assegure-se também de descansar adequadamente e de controlar o stress e a ansiedade, pois se esses fatores estiverem desequilibrados dificilmente ocorrerá perda de peso. Assim que todos esses fatores estiverem sob controle você verá que não é tão difícil sobreviver ao efeito platô.



Nutricionista Isis Moreira