segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PRINCIPAIS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

 

Crianças felizes são crianças saudáveis. Existem inúmeros benefícios que a atividade física proporciona para o desenvolvimento da criança. Melhora o desenvolvimento motor; melhora a aquisição de habilidades de motricidade fina; promove o crescimento; constrói ossos e músculos fortes; mantém e desenvolve a flexibilidade; promove a manutenção do peso adequado; melhora o sistema cardio-circulatório; melhora a postura; promove a oportunidade de amizades, e melhora a auto-estima.
 
           Se você é pai ou cuidador de uma criança, precisa ter consciência de dois ensinamentos importantes para promover a saúde e o bem estar delas: toda a criança necessita de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada e intensa todos os dias; criança não deve ficar mais de 2 horas do seu tempo por dia em aparelhos de televisão e ou eletrônicos (computador, jogos, internet) principalmente durante o dia.


As atividades físicas recomendadas devem ser compostas por exercícios de moderada a forte intensidade, aquelas que deixam as crianças "sem fôlego", ditas aeróbicas, tais como: andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete, ballet. Certamente estas atividades físicas devem ser realizadas de maneira que as crianças se divirtam com elas.


Nós adultos, podemos motivar a realização de atividades físicas ns crianças, servindo como exemplo, sendo ativos quando estamos com as crianças; incluir atividades físicas em programas familiares; estimular a ida à escola caminhando ou de bicicleta; pensar em uma atividade física quando ouvir: "não tenho nada para fazer, estou entediado"; estar sempre preparado para realizar com a criança uma atividade física, tendo em casa ou no carro bolas, pipas, bicicleta, frisbees (discos de plástico que servem para jogar em rotação); encorajar a criança a trocar TV, computador e jogos eletrônicos por atividades esportivas; negociar tempo de utilização de computadores, TV e eletrônicos; trabalhar junto com a escola no aumento das atividades esportivas para as crianças; quando presentear a criança, comprar brinquedos que estimulem a atividade física como, por exemplo: bicicletas, skates, cordas, pipas, discos de plástico, etc.


Crianças pré-escolares, de 0 a 4 anos de idade também devem se exercitar diariamente. O tempo diário recomendado é maior comparado às crianças escolares e aos adultos. O que muda é o tipo de atividade física e a intensidade do exercício que varia conforme a idade da criança. A recomendação atual é de 3 horas durante o dia, em atividades que variam de acordo com sua faixa etária: 1 ano: brincar ou rolar no chão, engatinhar, brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro sob supervisão de adultos ou educadores; 1-4 anos: promover atividades que estimulam o movimento como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular.


Portanto, a atividade física é importante para lactantes, crianças pré-escolares e escolares e nós cuidadores devemos promover ambientes que permitam que as crianças se exercitem. Crianças não devem ficar paradas por períodos prolongados, a não ser que estejam dormindo. Todos nós precisamos ser mais ativos e dar o exemplo a elas.


FONTE:

*Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - Conversando com o Pediatra - Depto. Científico do Comportamento e Desenvolvimento.


Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: wladimir Luna