segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TREINOS COM CARGAS ELEVADAS AUMENTAM A MASSA MUSCULAR, E COM CARGAS MODERADAS EMAGRECEM???


Este é um dos MAIORES MITOS que já ouvi e continuo ouvindo por parte de alunos e professores.
Há 2 dias, uma aluna me questionou: “Você aumentou a carga? Não aumente porque eu quero emagrecer”. Vamos as explicações: Eu aumentei a carga porque percebi facilidade no movimento por ela executado e quis, desta forma, aumentar a intensidade do exercício para gerar maior esforço, e consequentemente, maior gasto calórico durante e após o treino.
Os treinos sejam eles quais forem (musculação, crossfit, ginástica localizada, hidroginástica, ciclismo, natação...) deverão ser intensos para haver evolução no condicionamento físico, estética e saúde. Quanto maior a intensidade, mais calorias durante e após o exercício serão gastas. Estas calorias gastas após o treino, são advindas da gordura e podem continuar sendo gastas por até 2 dias após o exercício INTENSO. Portanto, a maior parte das gorduras queimamos fora os horários de treino.
No caso da musculação ou qualquer outro exercício de resistência, o que irá levar a uma hipertrofia muscular ou emagrecimento, será a rotina alimentar associada aos treinos e não a sobrecarga. Há vários métodos de treino que exigem cargas baixas devido a complexidade dos mesmos, assim como métodos que exigem cargas elevadas. O ideal é variá-los ao máximo e associar aos exercícios uma rotina alimentar adequada ao objetivo proposto para os resultados serem satisfatórios.
Abraços
Profa. Paula Fortes