sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Comemorações de fim de ano - É possível comer de maneira saudável e consciente?


As festas de fim de ano são um momento de confraternização, alegria e relaxamento. Em ocasiões como estas, aonde há uma grande variedade de pratos, comer bem pode significar para alguns, comer muito e de tudo!
Para aqueles que tem bons hábitos de vida e se preocupam com a qualidade alimentar, este é um momento delicado, afinal, o menu nesta época é farto em pratos regados a óleo e caldas doces, recheados com bacon, salpicados com temperos industrializados e finalizados com muito creme de leite.
Mas, como em todas as situações sempre existem opções boas e ruins, bastam algumas mudanças de atitude para tornar as festas mais leves e saudáveis.
Na hora de preparar os pratos, pequenas substituições nas tradicionais receitas podem torná-las mais saudáveis e menos calóricas, e, na hora da festa, saber escolher entre as várias opções servidas e moderar na quantidade, pode ajudar a manter a saúde e a forma.


O que devemos priorizar e o que devemos evitar na hora da ceia
Priorize sempre a qualidade do que vai comer, preferindo os alimentos mais naturais, integrais, magros, cozidos, assados, grelhados e com molhos à base de sucos de frutas por exemplo.
Um bom começo para este momento especial são as sementes oleaginosas como castanha do Brasil, nozes, amêndoas, avelã, macadâmia, pistache. Elas são uma boa fonte de proteínas, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fibras. Ao comer as sementes oleaginosas primeiro, as gorduras presentes nelas retardam o processo de absorção dos alimentos ricos em carboidratos simples como farofa, arroz, batata e ainda dão uma sensação maior de saciedade. Atenção apenas na quantidade ingerida; o que couber na palma da sua mão é o suficiente.
▪ As frutas secas são boas fontes de fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas (com excessão das vitaminas c e do complexo B que se perdem com a desidratação). Mas, apesar de pequenas, tem a mesma quantidade de açúcar (frutose) e calorias se comparadas às frutas frescas, afinal, elas só perdem água. Prefira usá-las ou comê-las como ingredientes de farofas e arroz por exemplo, assim a quantidade ingerida será menor.
Observe também a quantidade de cada alimento, procurando comer a porção que está habituado em casa ou que foi prescrito pelo seu nutricionista. Escolha apenas 1 item de cada grupo alimentar para que seu prato fique equilibrado. Um exemplo pode ser: salada de folhas e brotos com molho de limão siciliano e mostarda, arroz sete cereais, farofa de quinoa em flocos com frutas secas e lombinho assado com molho de vinho branco, laranja e gengibre.

Evite saladas, molhos de saladas e mousses salgadas feitas com maionese e creme de leite.
Fique longe de carnes muito gordurosas como pernil. Lombinho, peru e chester sem a pele ainda são as melhores opções. Peixes como bacalhau também podem fazer parte do menu e neste caso é uma boa opção.
Para sobremesa, prefira as frutas frescas da estação como as uvas, ameixas, cerejas, mirtilho ou então versões mais leves de sobremesas que podem ser feitos com iogurte natural, ao invés de creme de leite. A tradicional rabanada é um perigo à boa forma pois além do pão feito com farinha refinada, leite condensado e gema de ovo, ela ainda é frita.

Dicas para dias de festa
Alimente-se normalmente em casa até a hora de sair. Isto impedirá que aconteçam descontroles na alimentação.
Caso tenha um programa nutricional, faça-o também nos fins de semana e em festas, seguindo as quantidades determinadas para cada alimento, substituindo apenas o tipo de alimento a ser consumido.
▪ Percorra todo o buffet para ver todas as opções disponíveis, escolha mentalmente as preparações e só então monte seu prato.
▪ Lembre-se de conversar e socializar, além de comer e beber.
Coma devagar, com tranqüilidade, mastigando bem os alimentos; isto aumenta a salivação e melhora a digestão.
▪ Se for beber, compense tomando água entre uma bebida e outra.
No dia seguinte ingira muita água ao longo do dia, procure manter a rotina alimentar e a atividade física.

Que estas informações inspirem escolhas mais saudáveis e conscientes para as festas de fim de ano! Acompanhem mais dicas e sugestões de receitas saudáveis e funcionais nas próximas semanas!