terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O que é afta?


É uma ferida branco-amarelada com contorno avermelhado que aparece na língua, lábios, parte interna das bochechas e garganta, é uma  lesão extremamente dolorosa.

As aftas podem ser causadas por diversos desequilíbrios do organismo, mas, quando duram semanas e vem seguidas do aparecimento de novos ferimentos, podem indicar problemas gastrointestinais e má alimentação. Se a duração e a gravidade das aftas chamarem a atenção, deve-se procurar um dentista ou médico, um gastroenterologista. Alguns sintomas que podem acompanhar as aftas em casos mais graves são sangramento, dor, inchaço, vermelhidão, placas brancas, mau hálito, febre, emagrecimento acentuado, diarreia, feridas na pele, problemas de mastigação, gengivite.
 A frequencia e a gravidade dessas aftas podem ser afetadas pelo fumo e por alimentos aos quais cada pessoa é sensível. Os que levam a mais reclamações são chocolate, amendoim, morango, queijo, café, tomate e conservantes.



Aftas  costumam surgir em pessoas com baixa imunidade, seja ela causada por alguma doença específica ou por uso de medicamentos. Veja algumas dessas causas:
HIV/Aids: O vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de aftas e elas costumam ser um dos primeiros sinais de ação do HIV no organismo.
Câncer: a imunidade também abaixa quando o paciente tem câncer,     principalmente por causa do tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia.
Diabetes: diabéticos não tratados ou com a doença mal controlada, a saliva costuma apresentar grandes quantidades de açúcar, que encoraja o crescimento do fungo.
Infecções vaginais: o mesmo fungo causador da afta é o responsável por algumas infecções vaginais também. Apesar de não ser muito perigosa, esse tipo de infecção costumar causar mais problemas a mulheres grávidas, pois a doença pode ser transmitida ao bebê durante o parto.

Outros fatores podem desencadear o surgimento de aftas: estresse emocional, deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico na dieta, período menstrual, mudanças hormonais, alergias a alimentos.

Geralmente não é necessário tratamento para aftas. Em geral, a dor diminui em poucos dias. Os outros sintomas desaparecem entre 10 e 14 dias. O foco principal do tratamento de aftas, quando necessário, é impedir que o agente causador se espalhe, mas continua dependendo muito da idade, condições de saúde e das causas da infecção.
O remédio caseiro mais fácil é uma solução de 50% de água oxigenada e 50% de água. Use um cotonete para aplicar a mistura diretamente na afta. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de leite de magnésia na afta, de três a quatro vezes por dia. Isso acalma e pode ajudar a curar a afta.
Já no caso de crianças e também de adultos saudáveis, o melhor tratamento é o consumo de iogurte sem açúcar, que, apesar de não acabar com o fungo, ajudam a restaurar a quantidade normal – e saudável – de bactérias presentes na boca. O profissional de saúde poderá receitar a aplicação de corticosteroides e anestésicos locais, como triancinolona e lidocaína. O tratamento para adultos com imunidade baixa também pode ser feito via antifúngicos.
O tratamento costuma ser bem-sucedido. Algumas medidas podem ajudar a prevenir a afta:
Mantenha uma higiene bucal saudável
Consuma iogurtes que contenham lactobacilos vivos
Trate eventuais infecções vaginais causadas por fungos
Vá ao dentista regularmente
Cuidado com a alimentação
Evite o consumo exacerbado de açúcar.




Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial / Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia e Especializanda em DTM e Dor Orofacial
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)