sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Leites vegetais– uma alternativa ao leite vaca


Por: Vanessa Schwab CRN-DF 1916 – nutricionista e personal diet

De todos os alimentos, o leite de vaca e seus derivados são os mais presentes na rotina alimentar da maioria das pessoas. Ele aparece no café com leite logo cedinho no desjejum, no iogurte do lanche da manhã, na forma de queijo ou molho branco na lasanha do almoço, no pãozinnho de queijo no lanche da tarde e à noite em forma de queijo novamente dentro daquele sanduíche ou na pizza.
Ele é um dos alimentos mais polêmicos, pois se existe um alimento que não tem lógica consumirmos depois de certa idade, sem dúvida é o leite! Afinal, qual é o único mamífero que mesmo depois de ter dentes continua a mamar leite de outra espécie? Cada espécie tem o leite que corresponde ao desenvolvimento de sua espécie.
O leite materno é o alimento mais perfeito que existe. Sua composição é específica e sutilmente modificada de acordo com a evolução do bebê, e em todos os mamíferos os nutrientes e, em especial as proteínas do leite tem a finalidade de estimular o crescimento e desenvolvimento orgânico e funcional da própria espécie.
A maioria das pessoas pensam que o grande problema do leite é a lactose, o açúcar do leite, uma vez que existem muitas pessoas com intolerância a ela por falta de uma enzima chamada lactase. A própria indústria alimentícia já criou alternativas produzindo leites, iogurtes e queijos sem lactose para atender à esta população.
Mas a grande questão, é que nós, seres humanos, não temos enzimas eficientes para digerir todas as proteínas do leite de vaca, em especial a chamada betalactoglobulina, uma vez que o leite materno não a possui, pois ela é específica para o bezerro. Já foram identificadas mais de 25 frações proteicas alergênicas ao leite de vaca, e como são de difícil digestão, acabam parando no intestino na forma de macromoléculas, que atravessam a parede intestinal e caem na corrente sanguínea, favorecendo o surgimento de vários problemas, dependendo do gatilho genético de cada um.
Reduzir ou eliminar os lacticínios é uma atitude nem sempre fácil, mas que deve ser pensada como uma forma de prevenir e até mesmo curar vários sintomas e doenças.
Como alternativas ao leite de vaca temos os leites vegetais caseiros que podem ser feitos com alimentos altamente nutritivos como a quinoa, a polpa do coco, a amêndoa e castanha do Pará por exemplo. Cada um destes leites tem um sabor e propriedades diferentes podendo ser adicionados no preparo das mais diversas receitas como vitaminas, bolos, tortas salgadas e molhos. Seguem algumas sugestões para estimular o início desta mudança de hábito alimentar:

▪ Leite de quinoa
- 03 colheres de quinoa em flocos
- 01 xícara de água filtrada
Hidratar a quinoa com a água por 15 minutos e liquidificar bem.

▪ Leite de amêndoas ou castanha do Pará
- 06 amêndoas sem pele e sem sal ou 3 castanhas do Pará sem sal
- 01 xícara de água filtrada
Hidratar a amêndoa ou castanha por no mínimo 8 horas em temperatura ambiente. Descartar a água da hidratação, acrescentar a água, liquidificar bem e coar. Congelar o bagaço e utilizar em bolos ou tortas salgadas para enriquecê-los.

▪ Vitamina energética
- 01 receita de leite vegetal gelado
- 03 damascos ou 02 tâmaras secas (hidratados)
- 01 banana bem madura
- 01 colher de sopa de biomassa de banana verde
- 01 colher de chá de maca em pó
- 01 colher de chá de canela em pó
- cubinhos de gelo
Liquidificar bem e consumir em seguida.