domingo, 22 de março de 2015

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA, IDADE.


A musculação para terceira idade é uma das práticas mais importantes, pois ela favorece a melhora dos aspectos já citados, de força e potência, melhora também a resistência muscular, a coordenação motora e o equilíbrio. Este último diga-se de passagem é de grande importância, pois a ocorrência de acidentes domésticos como quedas é um dos principais problemas de saúde que os idosos enfrentam.

Outro fator bastante importante que a musculação melhora para pessoas na terceira idade é o metabolismo basal. É muito comum, as pessoas que ultrapassaram os 60 anos terem dificuldades em manter o peso dentro do que é considerado ideal, já que com a idade o metabolismo fica mais lento e o gasto calórico basal cai consideravelmente. Com isso, a prática constante, de pelo menos 2 vezes por semana, de musculação já garante uma melhora substancial na vida de pessoas idosas. Além disso, diversas pesquisas apontam para o fato de a musculação ter um importante papel no controle e prevenção de doenças comuns na senescência, como a osteoporose e as doenças articulares em geral.

Mas a musculação para terceira idade tem de ser específica e ter objetivos de acordo com a realidade destes. O objetivo agora é unicamente a saúde, afinal com a baixa do metabolismo e da questão hormonal, conseguir bons resultados de hipertrofia fica muito mais difícil. Além disso, é importante que uma intensidade muito elevada seja evitada. Nesta fase, um equilíbrio entre o volume e a intensidade é fundamental. No mais, a prática feita com um profissional competente e com aval médico só trará benefícios aos idosos, sendo uma atividade prazerosa e de grande efeito em sua saúde.


1. Melhora a força e a flexibilidade: isto é importante para manter o idoso seguro em suas atividades diárias, tornando-o menos vulnerável a quedas, uma das maiores preocupações das pessoas na terceira idade e que, muitas vezes, levam o idoso a não sair de casa, resultando em seu isolamento.

2. Aumenta a densidade óssea: a musculação na terceira idade pode ajudar a proteger o corpo contra a osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais suscetíveis às fraturas.

3, Reduz a gordura corporal: além de uma dieta saudável, a musculação na terceira idade é importante para a manutenção do peso. Este tipo de exercício, diferente de modalidades aeróbicas, é de baixo impacto, e isso reduz as chances das lesões e das fraturas.

4. Reduz a dor articular: pesquisas demonstram que a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos.

5. Melhora a postura corporal: ao treinar a musculação na terceira idade, pode-se perceber uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.

6. Reduz os sintomas de doenças crônicas: a musculação na terceira idade pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. Isso porque aumenta os níveis de serotonina do corpo e melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial.

7. Melhora a autoestima: melhorar a sua força e seu físico pode contribuir para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualidade de vida e em uma melhora em sua autoestima.


Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna

Instagram: @WladimirLuna