domingo, 1 de março de 2015

MÚSCULOS EM FORMA


 

Atividade física equilibrada e completa significa ter uma rotina de exercícios aerobios e musculação. Assim, além de conquistar condicionamento físico, é possível ficar com os músculos em forma, sem a conhecida flacidez. Mas, quando se trata de musculação, a receita é ‘devagar e sempre’, pois não se conquistam braços torneados da noite para o dia.
E exagerar na dose pode causar lesões graves.
Primeira lição: antes de iniciar qualquer treinamento e séries de musculação, passe por avaliação física. É importante conhecer e respeitar os limites dos músculos, do pulmão e do coração para não colocar em risco a saúde.
Nas academias, os programas de musculação e condicionamento físico devem ser feitos de acordo com a avaliação física individual, que mostrará a capacidade cardiovascular, a quantidade de massa muscular que deve ser conquistada, o limite de peso que o músculo suporta, entre outras informações importantes para a elaboração da grade de exercícios.

Dentro dos limites

Existem três grupos de atividades físicas que, se realizados no tempo e na quantidade adequada, trazem o que os médicos chamam de ‘benefício acumulado’. O corpo vai entrando em forma gradativamente, ao longo do tempo.
Esses grupos são: alongamentos, exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta) e de resistência, mais conhecidos como musculação, e indicados para ganho de força e massa muscular. que realizando trinta minutos diários, com essas atividades combinadas, três vezes por semana o organismo é trabalhado na sua totalidade

Tipos de musculação

Além da musculação voltada para a estética - que visa evitar a flacidez, obter músculos mais definidos e melhorar a auto-estima, existem outros tipos de treinamentos.
Há também a musculação voltada para a preparação física de atletas, aplicada por treinadores, para melhorar o desempenho nas competições.

Fuja do exagero

Aquela dorzinha muscular que aparece no dia seguinte ao exercício é até natural e, geralmente, causada por dois fatores: excesso de exercício e falta de alongamento. Quando a dor impede a realização de movimentos como levantar da cama ou subir escadas, por exemplo, é importante procurar um médico. Alguma lesão pode estar provocando essa limitação de movimentos,
A dor considerada normal é aquela que não atrapalha suas atividades. É uma resposta do seu músculo aos exercícios. Nesse caso, a dor vai melhorando a cada dia e seu corpo tende a se adaptar ao esforço. Alongamentos antes e depois dos treinos ajudam a amenizar as dores.
A melhor maneira de evitar lesões é fazer os exercícios com acompanhamento profissional. Estiramento muscular, luxações, hérnia de disco e ligamentos rompidos são as lesões mais comuns em pessoas que treinam sem um programa de musculação adequado às suas necessidades e capacidade física.
Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna