segunda-feira, 13 de abril de 2015

Faz diferença o tipo de proteína consumida?


Tudo sobre proteína:
Existe uma fonte de proteína melhor para consumir? Será que faz diferença consumir uma ou outra fonte de proteína?
Para entender melhor sobre isso, devemos conceituar alguns pontos. Proteínas de alto valor biológico são consideradas aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais, ou seja, uma proteína completa, em quantidade para suprir a demanda do indivíduo.
As fontes de proteínas de alto valor biológico são basicamente de origem animal:
  • carnes,
  • ovos,
  • leite
Proteínas incompletas são de origem vegetal:
  • grão de bico,
  • soja,
  • feijões)
São consideradas incompletas porque, possuem um valor biológico menor que as de origem animal.

Mas será que esse valor biológico da proteína influencia com o ganho de massa muscular?
As proteínas de alto valor biológico apresentam diferenças entre elas em relação aos resultados quanto à síntese proteica (ganho de massa magra), fato que até pouco tempo não se acreditava que tinha diferença.
Estudos demonstram que o leite de vaca é muito mais vantajoso que o leite de soja quando o assunto é ganho de massa magra. O mais curioso é que até mesmo quando se compara o soro da proteína do leite (whey) com a caseína (outra proteína contida no leite) ocorre diferença consistente quanto ao ganho.
Mas porque ocorre esta diferença?
Tudo leva a crer que essa diferença ocorra pela capacidade que cada proteína tem de aumentar a LEUCINA, considerado um dos aminoácidos mais importantes para ganho de massa magra (músculos).
Um estudo realizado com 147 indivíduos jovens de ambos os sexo, mostrou exatamente o que foi descrito acima. Os indivíduos que fizeram ingestão de whey protein tiveram uma concentração de leucina 2 vezes maior dos indivíduos que ingeriram leite de soja.
Os participantes do estudo ingeriram 1,4g/Kg de peso/dia de proteína (whey e soja), durante período de 270 dias, praticando treinamento de musculação (força) nesse mesmo período.
O ganho de massa magra foi de 3,5 Kg para as pessoas que ingeriram Whey contra 2,0 Kg dos que soja.
Alguns devem estar se questionando:
Os veganos (pessoas que não comem carne e nem alimentos provenientes do animal, como leite e ovos) estariam em desvantagem quanto ao ganho de massa magra?
De acordo com esses estudos recentes a resposta é sim.
Não estou aqui para defender dieta rica em carne ou sem carne e alimentos de origem animal, mas apenas para mostrar que em relação a ganho de massa magra os ganhos são maiores naqueles que realizam ingestão de proteínas de alto valor biológico.

Texto:
Dr. Walter Rosamilia e Nutricionista Marcelo Langsdorff.

BIBLIOGRAFIA:
1)    Burke LM1, Winter JA, Cameron-Smith D, Enslen M, Farnfield M, Decombaz J. Effect of intake of different dietary protein sources on plasma amino Acid profiles at rest and after exercise. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012; 22(6):452-62
2)    Volek JS1 et; al. Whey protein supplementation during resistance training augments lean body mass. J Am Coll Nutr. 2013; 32(2):122-35.