domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa: exercícios x chocolate

Quem é que já não fica de cabelo em pé com a proximidade da Páscoa, a princípio já vem aquela neura com a dieta, os atletas com a preocupação em perder a forma, entre outras tantas neuroses reais.
Mas ai vai algumas informações que às vezes desconhecemos e que vai deixar vocês com a consciência um pouco menos pesada quando ganhar tantos presentinhos saborosos nesse feriado tão doce!
O chocolate pode diminuir consideravelmente a dor muscular de quem pratica musculação ou qualquer outra atividade física, seja na academia ou ao ar livre , ao contrário do que muita gente pensa, ele é um excelente aliado para quem gosta de manter a forma e deseja maximizar os resultados da malhação.
O chocolate ajuda a diminuir a dor depois da atividade física porque reduz a inflamação causada pelas micro lesões , esse dano muscular provoca aumento da liberação de fatores inflamatórios e de substâncias como a creatina quinasse, essas micro lesões são importantes para a hipertrofia muscular, porém a dor muscular que ocorre pode ser reduzida quando introduzida na alimentação bebidas ricas em cacau.
Em um estudo recente realizado com praticantes de atividade física, bebidas à base de cacau foram ofertadas depois da prática do exercício, duas horas após e antes de dormir. A percepção de dor foi menor nas primeiras 24h e 48h após o exercício.

Outro benefício do consumo regular do chocolate está relacionado a baixar a pressão arterial, o colesterol total e o LDL (que bloqueia as artérias). Mas não vale qualquer tipo de chocolate. O meio amargo (quanto mais escuro, melhor, e com percentagem de cacau acima de 70%) geralmente contém mais flavonóides que o chocolate ao leite.
Chocolate ajuda a emagrecer

O cacau, por ser antiinflamatório e antioxidante, é muito indicado para as pessoas que desejam perder peso. Mas a dose de cacau ingerida diariamente deve ser bem orientada e calculada pelo nutricionista para que não ultrapasse a quantidade calórica diária que ele deva consumir.
Quanto menos cacau tiver o chocolate em barra, menos nutrientes e mais açúcar e gordura ele terá e, consequentemente, mais calorias ruins e menos benefícios para a saúde.

Para quem está de dieta, além de consumi-lo puro, pode acrescentar chocolate meio amargo a um mix de frutas secas e nozes ou, ainda, combiná-lo com frutas para aumentar ainda mais o poder antioxidante. O ideal, é comprar chocolate embrulhado em pequenos pedaços para ajudá-lo a controlar as porções.
Percebemos que podemos sim comer chocolate, de forma controlada e os que contenham mais Cacau que está tudo certo.

Uma ótima Páscoa e coma com moderação!

Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna