sábado, 25 de abril de 2015

Por que ir a um psicólogo?

   “A violência da calmaria, às vezes, é mais terrível que a travessia das tempestades”
Viviane Forrester 

Muitos pensam que procurar um psicólogo é besteira, coisa de louco ou desnecessário, mas o que poucos sabem é que fazer psicoterapia é muito importante e necessário, principalmente em certos momentos da vida. Não é preciso 20 anos para superar traumas e se sentir bem consigo próprio, mas alguns meses ou anos sim.
Faz-se necessário ressaltar que o psicólogo não é conselheiro, amigo ou um guia espiritual, muito menos pai ou mãe, é um profissional que busca auxiliar seus pacientes em sofrimento psíquico, seja ele leve ou grave. Com certeza você já ouviu alguém dizer que não precisa ir a um psicólogo porque já conversa com os amigos e tem com quem desabafar, ou que vai à igreja e sai de lá mais aliviado, mas o que deve ficar claro é que o trabalho desse profissional não é trazer alívio, paz, felicidade, ou salvação espiritual, mas sim um aprofundamento em si mesmo, principalmente nas partes que menos se orgulha e tenta esconder: aquelas pelas quais mais sofre. Na verdade, busca-se esse tipo de serviço, fundamentalmente, por conta de um sofrimento e ou doença psíquica. Não se procura um psicólogo para ter com quem conversar, mas para tratar de um problema psicológico, e também para dar conta de si em momentos muito difíceis. 
Independente da história de cada um, todos têm questões difíceis de lidar, que fazem cambalear, sofrer ou empacar. Claro que na maioria das vezes se segue com a vida sem grandes alardes, o problema começa a incomodar quando as soluções de “cai, levanta e sacode a poeira” não são mais suficientes para, de fato, seguir em frente. É nessa hora que pensamentos ruins se apresentam, sentimentos negativos se instalam e os comportamentos já não condigam tanto com os propósitos. Vai-se perdendo o controle sobre si mesmo e a angústia toma conta de tudo na vida.  
O psicólogo não é alguém que vai dizer para que lado se deve seguir, mas vai acompanhar por uma travessia dolorosa que visa não só uma melhora nos sintomas, mas acima de tudo um conhecimento de si, permitindo uma real autonomia e possível solução; onde os sintomas não serão mais tão necessários para dizer de uma condição psíquica difícil. Esse profissional proporcionará um espaço e um momento para se falar sobre emoções, pessoas, fatos e nosso desejo de melhora, e assim algo vai sendo construído possibilitando um novo caminho para o paciente. 
Não é a vontade de se conhecer que vai fazer você buscar esse tipo de serviço, mas sim um anseio de mudança. É a dor e o sofrimento que leva a questionar sobre o tipo de vida que se quer viver e o quanto se está disposto a mudar. Também, não se pode confundir comportamentos inadequados, falta de limite, tédio ou tristeza com psicopatologia. Portanto, ao invés de ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre sofrimento ou como se deve levar a vida, procure um psicólogo e fale sobre você. Talvez, de fato, você precise de um tratamento psicológico, ou um que inclua outros profissionais e conte com o auxilio de medicações, talvez não, mas o mais importante é pedir ajuda para um profissional, com conhecimento e técnica.
Elen Carioca
Psicóloga
CRP 01/16271