domingo, 31 de maio de 2015

Conheça as fases do sono e sua importância para o ganho de massa muscular

 

O sono é um repositor de energias, físicas e mentais. Quando ele falta, várias funções ficam comprometidas. Quando se corta horas do seu sono diário, podem ocorrer problemas de cognição, modificações na pressão sanguínea, aumento da gordura corporal, problemas de metabolismo, comprometimento na liberação hormonal, entre outros.
Cada fase do sono proporciona a manutenção de uma função primordial para o completo funcionamento do organismo. Em cinco fases, cada uma com beneficio necessário para o organismo, o sono repõem energias, libera a quantidade certa de hormônios necessitados pelo corpo, aumenta a imunidade, libera substâncias que equilibram o apetite, diminui a possibilidade de ocorrer envelhecimento precoce e tumores, melhora a memória, fixa as informações aprendidas durante o tempo que o indivíduo estava em vigília etc.

1.   Na primeira fase do sono, o corpo relaxa, descontrai os músculos que passam, muito tempo durante o dia, tensos. A respiração fica mais suave, melhorando a pressão sanguínea.
2.   Na segunda fase, a temperatura corporal, os ritmos cardíacos e a respiração se tornam menores, além das ondas cerebrais ficarem mais longas.
3.   Já na terceira fase, as ondas cerebrais ficam mais alongadas e lentas.
4.   Na quarta fase, caracterizada por ser o sono profundo, as energias são repostas. É nessa fase que os hormônios são liberados, os quais são responsáveis pelo crescimento, principalmente até os 21 anos em que o sono é primordial para que a pessoa cresça, e aqueles hormônios que recuperam células e órgãos danificados durante o dia, assim como as fibras musculares que sofreram rompimentos e estresse durante o treino muscular.
5.   A quinta fase, e última, é relacionada ao cérebro. É nesta fase que se faz a manutenção da memória, fixa informações pertinentes e exclui aquelas que não são necessárias. Os músculos ficam paralisados, enquanto que os dedos das mãos e dos pés costumam se contrair. A respiração fica mais rápida e o fluxo de sangue para o cérebro se torna maior.


Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna