sábado, 23 de maio de 2015

TIREÓIDE: Entenda melhor a sua


Sabe quando avaliam sua #TIREOIDE por aí só através das dosagens de TSH e T4? Isto pode ser uma avaliação BEM incompleta... Vou explicar basicamente:

Sua tiróide produz T4 (e um pouquinho de T3) sob a ordem do hormônio hipofisário TSH (Thyroid Stimulating Hormone) MAS quem importa mesmo para o controle do #metabolismo é o T3 - este é quem aumenta sua velocidade e qualidade de funcionamento geral (metabolismo); ou seja, a maior parte da sua produção hormonal tireóidea é de T4, que nos rins (sobretudo, mas também no fígado) será convertido em T3 (ou T3reverso, que é uma forma inativa de T3 mas que ocupa receptores também - lembre-se que hormônios geralmente precisam encaixar em receptores para que atuem). Ocorre que só as frações livres destes hormônios é que são efetivamente ativas (T3 e T4 circulam em boa parte ligados a uma proteína chamada TBG).

Portanto, se um paciente tem o TSH elevado (em geral, acima de 3 já não está bom - não só acima de 5 como alguns laboratórios brasileiros preconizam) isto significa que a tireóide está algo preguiçosa e/ou francamente insuficiente (hipotireoidismo típico) para a demanda do organismo, sendo o tratamento mais comum a administração de T4 (levotiroxina). Entretanto, tenho visto cada vez mais pacientes em consultório com TSH normal MAS T4l (T4 livre) baixo e/ou T3l (T3 livre) baixo e nestes casos pode ser necessário corrigir os fatores relacionados à produção de T4, à conversão de T4 em T3 ou mesmo a reposição de T4 e/ou T3 (aqui são importantes os hábitos de vida, dosagens de Selênio, Zinco, Testosterona, Progesterona, leptina, etc).

Outro caso algo comum é o de pacientes com sintomas de hipotireoidismo mesmo submetidos a reposição de altas doses de T4 - o que ocorre aqui é que muito do T4 reposto está virando T3r (T3 reverso) e este ocupa os receptores MAS sem função biológica e isto faz com que o paciente tenha grandes níveis de T4 no sangue (até livre) MAS na prática tenha pouco hormônio atuando, já que os receptores estão ocupados! Isto ocorre comumente quando o paciente "não melhora" e só recebe como tratamento aumentos sucessivos das dosagens de T4 ao invés de investigação e abordagem mais criteriosa das causas da "não melhora", incluindo negligência dos hábitos de vida, desatenção aos níveis dos demais hormônios, carência de nutrientes, intoxicações, ...

Ou seja,em geral, NÃO dá pra avaliar direito a função tireoidiana de um paciente (e sua repercussão sistêmica) sem minimamente conhecer TSH, T4l, T3l e T3r; e em muitos casos ainda mais exames são necessários, como dosagens de anticorpos, etc.

Aprenda mais:
http://www.bragafilho.com.br/dosagens4/tsht3t4.html
http://estudmed.com.sapo.pt/fisiologia/tireoide.htm

Ficou claro?

Bom fds!

Dr. Icaro Alves Alcântara​
http://www.icaro.med.br/artigos/?s=t4+t3