terça-feira, 2 de junho de 2015

Tabagismo é um grave problema de saúde!

É comprovado cientificamente que  o tabagismo causa sérios prejuizos ao nosso organismo e deve ser encarado como um vício, portanto é necessário procurar ajuda profissional para parar de fumar.
O uso do tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes, e um fumante adoece em média 3 vezes mais que um não-fumante. Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, entre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso organismo. Na boca, o cigarro agride as células da mucosa diminuindo sua capacidade de cicatrização e de defesa e deixando-a mais sujeita à ação de bactérias, vírus e fungos, além de conter substâncias carcinogênicas que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer bucal.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) com 52 fumantes da capital paulista comprova os malefícios causados pelo tabaco aos dentes. O fumo, por exemplo, pode aumentar em até sete vezes o risco de periodontite, devido aos produtos nocivos; além disso fumantes possuem risco de perda dentária 4,2 a 4,6 vezes maior do que os não fumantes.  Quem fuma apresenta mais halitose, manchas dentais e tem mais chances de desenvolver câncer de boca.O estudo foi divulgado pelo professor Claúdio Mendes Pannuti, da disciplina de Periodontia e autor da pesquisa, durante o Workshop de Higiene Bucal, promovido pela Johnson & Johnson, no Medical Innovation Institute, em São Paulo.

O cuidado com a higiene bucal se faz necessário para todos, mas os fumantes devem se cuidar ainda mais. A pesquisa, além de comprovar a associação do tabagismo às doenças orais, também ressalta os benefícios que uma limpeza bucal completa proporciona para os pacientes fumantes. A prevenção é a maneira menos dolorida e mais econômica de cuidar da boca.



Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia
Especializanda em DTM e Dor Orofacial
Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)