quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dicas nutricionais para otimizar o uso de gordura como fonte de energia na atividade aeróbica


Vejo muitas pessoas confundindo a suplementação na atividade aeróbica quando esta tem por objetivo performance e quando o objetivo é otimizar o uso de gordura como fonte de energia! Sem dúvida, é fundamental uma adequada ingestão de carboidratos antes e durante a atividade aeróbica quando o objetivo é melhora da performance. E ainda, quando a atividade é prolongada, faz-se necessária a introdução de BCAAS e eletrólitos além do composto à base de carboidratos (maltodextrina, waxy maize ou palatinose). Mas se o objetivo for usar gordura como fonte de energia, a história é totalmente diferente! Por isso tanta confusão, que faz muitas vezes levar a pessoa com sobrepeso realizar sua atividade aeróbica tomando uma saborosa bebida isotônica repleta de açúcares durante o exercício, achando que está fazendo o correto.

O metabolismo lipídico é regulado pela sua habilidade em quebrar gordura do tecido adiposo e transportá-la para o tecido muscular. Feito isso, a gordura é levada para as mitocôndrias para ser usada como fonte de energia. Esse transporte é realizado pela carnitina palmitoyltransferase-1 (CPT-1). Esse transportador é inibido quando os níveis de insulina e os estoques de carboidratos nos músculos (glicogênio muscular) estão elevados.  Daí vem a lógica do aeróbico em jejum! Mas não necessariamente apenas em jejum teríamos essa condição. Caso o aeróbico em jejum não se adapte para sua rotina, uma sugestão é não ingerir alimentos fonte de carboidratos antes da sua atividade aeróbica quando ela tem o objetivo de otimizar a "queima" de gordura. Lembrando que entre a atividade aeróbica em jejum e o treinamento com pesos, deve existir entre 2 e 3 refeições. Nunca fazer atividade aeróbica em jejum, realizar apenas uma refeição e treinar com pesos na sequência! 

Aí vem a questão: 
Se eu não ingerir carboidratos antes do exercício aeróbico, eu não terei energia suficiente para fazê-lo com a devida intensidade!

Realmente! Por isso, vamos buscar energia de outra fonte! Uma sugestão seria usar os triglicerídeos de cadeia média (TCM). Esse tipo de gordura fornece ao nosso organismo uma fonte imediata de energia, sem alterar os níveis plasmáticos de insulina. Além disso, ainda se discute a capacidade dos TCMs de sinalizar moléculas que podem aumentar o número de mitocôndrias, auxiliando ainda mais na potencialização do uso de gordura como fonte energética. A fonte mais popular de TCM é o óleo de coco. O uso de cafeína antes dessa atividade também é interessante, pois além de aumentar a capacidade para o exercício devido ao estímulo no Sistema Nervoso Central (SNC), a cafeína ajuda a quebrar a gordura do tecido adiposo para ser metabolizada. Caso exista preocupação com a perda de massa muscular (casos de dieta restrita; ou quando existe a necessidade da realização de atividade aeróbica em maiores quantidades; ou ainda em indivíduos que ainda não apresentam grande maturidade muscular), a suplementação com BCAAS antes e/ou durante a atividade pode ser interessante! Caso o indivíduo não se enquadre nessas condições assinaladas, não se torna necessário a suplementação com BCAAS, principalmente se a atividade aeróbica for de curta duração. Lembrando que a leucina contida nos BCAAS possui efeito insulinotrópico. Portanto, deve-se avaliar o que é mais importante para cada um! Se é otimizar o uso de gordura como fonte de energia ou se é proteger a massa muscular. Procure um profissional de educação física e um 
nutricionista! Individualidade biológica sempre! 

Fonte: www.rodolfoperes.com.br