quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DTM em crianças e adolescentes


Criança também pode ter DTM (Disfunção Temporomandibular?
Sim. Crianças e adolescentes também podem apresentar sinais e sintomas de DTM/DOF, apesar de ser uma condição mais rara nessa faixa etária. No entanto, uma pesquisa epidemiológica recente sugere que uma porcentagem significativa de crianças (cerca de 35%) possui pelo menos um sinal de DTM/DOF. Os sinais e sintomas de DTM principalmente em pacientes na fase de crescimento e desenvolvimento são transitórios (vem e voltam), flutuantes (tem fase que piora e fase que melhora) e auto limitantes (podem desaparecer sem que haja tratamento), mas mesmo assim podem apresentar efeitos negativos sobre a qualidade de vida.
Um outro aspecto importante a ser considerado é a presença de outras doenças ao mesmo tempo (comorbidades) que podem confundir e dificultar um diagnóstico definitivo. É necessário ressaltar que algumas outras doenças podem se apresentar com quadros clínicos parecidos com as DTM (Quadro 1). Consequentemente, o primeiro passo no tratamento efetivo da DTM é um diagnóstico preciso.
Quadro 1 – Doenças que podem confundir o diagnóstico da DTM/DOF
Neuralgias
Dores de origem dental
Sinusites
Dor de ouvido
Tumores
Doenças vasculares
Dores no pescoço
Síndrome de Eagle

O que causa DTM/DOF em crianças e adolescentes?
A causa ainda é um aspecto bastante discutido, mas hoje em dia é aceito que várias condições estejam presentes para que a criança desenvolva DTM/DOF, o que é chamada de “etiologia multifatorial”.
Fatores psicológicos e mesmo sociais desempenham um papel importante neste contexto. Os movimentos da mandíbula que não tem função de sobrevivência para o indivíduo são chamados de “parafunção”, e são muito comuns em crianças. São consideradas parafunções: o bruxismo (ranger e /ou apertar dos dentes), roer as unhas, morder objetos, chupar dedo e chupeta, mascar chiclete, etc. Estas atitudes podem ser consideradas fatores contribuintes para a manifestação das DTM/DOF.
O trauma mecânico na região orofacial, tão comum nesta faixa etária, decorrente de quedas e batidas em brincadeiras ou na prática de esportes, também é considerado um fator que pode causar DTM. Ele pode trazer consequências para o desenvolvimento desta região e, portanto, deve ser adequadamente avaliado e tratado.

Dentes fora de posição (dentes “tortos”) podem causar DTM? É preciso por aparelho ortodôntico ou ortopédico para evitar ou tratar DTM?
Não. Apesar deste conceito ter sido ensinado a muitos dentistas e até hoje muitos deles ainda pensarem assim, dentes fora de posição não provocam quadros de DTM/DOF. Isso foi concluído depois que pesquisas mais organizadas e rígidas foram desenvolvidas e percebeu-se que o tipo de oclusão (“mordida”) não influenciava no aparecimento da DTM/DOF.

Como a mãe pode perceber que seu filho está com DTM/DOF?
Na maioria das vezes é percebido primeiro pela criança que relata para a mãe. Os sinais mais comuns da DTM/DOF são: estalos nas ATM durante o movimento da mandíbula, dificuldades de abrir ou de fechar a boca, dor de cabeça, dor nas bochechas, na região da orelha e cansaço durante a mastigação. A dificuldade da criança para falar sobre a localização exata e sobre como é o tipo de dor (pulsátil, queimação, aperto) na face e na cabeça aumenta a importância da avaliação clínica por parte do profissional especialista em DTM/DOF.
Como saber se a dor de cabeça da criança é DTM?
O cuidador não saberá diferenciar de outras dores de cabeça. O primeiro passo para o sucesso no tratamento da DTM/DOF é um preciso diagnóstico, e para isto a criança deve ser examinada por profissional capacitado, com formação na área de DTM/DOF. Além disso, a criança pode ter mais de um tipo de dor de cabeça ao mesmo tempo.
O meu filho range dentes quando dorme. O que é isso?
Isso é chamado de bruxismo. O bruxismo é um distúrbio do movimento caracterizada pelo ranger e/ou o apertar dos dentes, que pode ocorrer quando a criança está acordada ou durante o sono. O barulho que a criança faz quando range os dentes durante o sono é típico e é pelo relato dele que os profissionais sabem que a criança tem bruxismo. Normalmente é relatado pelos pais ou pessoas que dormem na mesma casa ou quarto que a criança. Entretanto, é importante dizer que nem todos os episódios de bruxismo do sono são acompanhados de sons.
Crianças com obstrução de vias aéreas superiores tendem a ter mais bruxismo, bem como crianças com síndrome da apnéia e hipoapnéia do sono (SAHOS). O estresse também aparece associado, assim como existem indícios de sua transmissibilidade genética. Mas não podemos afirmar com segurança que a criança tem bruxismo por ser nervosa ou ansiosa, mesmo porque um estudo recente mostra o estresse mais associado com o apertar dos dentes quando o indivíduo está acordado do que com o ranger durante o sono.
O bruxismo é altamente prevalente e representa um problema de saúde pública de relevância epidemiológica. Os dentistas são responsáveis pela prevenção das suas possíveis consequências negativas para a saúde oral de seus pacientes, principalmente na população pediátrica.
Quem tem bruxismo tem DTM/DOF? Bruxismo e DTM/DOF são a mesma coisa?
Não. Bruxismo e DTM não são a mesma coisa. Apesar de muita gente fazer essa confusão, são coisas bem diferentes. Uma coisa é o movimento da mandíbula e outra coisa é DTM, que é o nome dado à uma condição clínica (doença).
O bruxismo muitas vezes é visto como um importante fator iniciante e predisponente nos casos de DTM/DOF, embora não se possa afirmar com certeza que isso acontece. Nem toda criança que tem bruxismo apresenta DTM/DOF e nem toda criança com DTM/DOF tem bruxismo associado.

O que fazer com a criança que apresenta bruxismo?
O cuidador deve procurar um profissional capacitado em Odontopediatria ou em DTM/DOF para que sejam investigados os possíveis fatores associados e também para que seja colocado um aparelho que evite o desgaste dos dentes. No entanto, essa indicação nem sempre é feita para todas as idades. O aparelho para proteger os dentes do desgaste tem indicação limitada em crianças muito pequenas, que apresentem apenas os dentes de leite na boca. Nem todas as crianças precisam usar o aparelho e isso é decidido pelo profissional capacitado.
Meu filho tem DTM/DOF. Qual o melhor tratamento para ele?
O tratamento das DTM/DOF pode ser dividido em modalidades reversíveis e irreversíveis. As reversíveis não modificam permanentemente nenhuma estrutura do indivíduo e assim que o tratamento é concluído a pessoa volta à sua situação anterior. Nos procedimentos irreversíveis, os pacientes são submetidos a tratamentos que modificam permanentemente estruturas.
As diretrizes atuais indicam os procedimentos conservadores e reversíveis para o tratamento das DTM/DOF. Pela falta de evidências sobre sua eficiência, os procedimentos irreversíveis, devem ser evitados. Para crianças e adolescentes que apresentem sinais e sintomas de DTM as terapias reversíveis devem ser sempre a primeira opção de tratamento a ser considerada.
Se você suspeita que é portador de DTM ou outra condição de Dor Orofacial, procure um Cirurgião Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, que é a especialidade odontológica que cuida destas e de outras dores da face.
Fonte: SBDOF


Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia e Especializanda em DTM e Dor Orofacial
Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)