segunda-feira, 7 de março de 2016

Restrição de carboidrato

Dietas ''low carb'', sem o acompanhamento de um profissional qualificado, sem periodizações, podem diminuir a função da tireoide.
A glicose é necessária para a conversão do hormônio T4 na forma ativa T3, a qual permite à tireoide regular efetivamente a temperatura corporal, um componente-chave para o ritmo circadiano, o que é extremamente importante para uma boa noite de sono, por exemplo.
Na falta de carboidratos, o organismo produz glicose no fígado através de proteínas, porém, este processo pode se tornar ineficaz ao longo do tempo, levando a uma diminuição da função da tireoide.
A serotonina, um neurotransmissor que contribui para a sensação de bem estar, por uma melhora do sono, também é afetada por dietas muito baixas em carboidratos.
A ingestão de carboidratos varia MUITO de indivíduos para indivíduos, de acordo com características como atividade física, % de gordura corporal, exames de sangue, entre outros, sem contar que o tipo de carboidratos também é de extrema importância.
Lembrando que dietas baixa sem carboidratos são, sim, EFETIVAS, porém, quando feitas do modo CORRETO! Deve-se respeitar em primeiro lugar sempre a individualidade biológica.
Procure um nutricionista capacitado para ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Seu corpo, seu templo! Cuide bem dele!
Artigo: Raphael Polonis