domingo, 24 de abril de 2016

ERROS COMUNS NO EMAGRECIMENTO PARTE II



Um dos maiores desafios dos alunos das academias, é emagrecer principalmente na região abdominal. Por mais que seja um tema muito comentado pelos professores, redes sociais, revistas, etc... há muitas dúvidas sobre a melhor estratégia. A maioria das pessoas leigas no assunto (normalmente sedentárias) tende a desejar e optar pelo caminho "mais fácil",  e devido a isso, não pára de crescer o mercado dos aproveitadores (marketeiros, blogueiros, vendedores de pacotes de exercícios de 5 minutos, de pílulas milagrosas, tratamentos estéticos e até cirurgias de risco!). A seguir, vamos esclarecer os erros e as estratégias para alcançar este objetivo de forma saudável e duradoura.



1- Qual exercício é melhor? Pacotes vendidos na internet de 5 minutos funcionam?

Não encontramos nos exercícios a melhor estratégia de definição abdominal, mas sim NA COZINHA, ou seja, é necessário seguir DIETA para este fim. 
Outro erro é tentar atingir este objetivo através de exercícios localizados para o abdômen (abdominais). Abdominais deverão ser realizados para melhorar a força e a resistência dos músculos abdominais, melhorar e manter a postura, mas  somente após a redução do % de gordura através da alimentação aliada aos exercícios, que eles contribuirão para definição muscular. O treino de abdômen deverá ser de 2 a 3x por semana e em dias alternados. Quem for capaz de treinar todos os dias, é porque está  treinando sem intensidade suficiente para estimular os músculos da forma adequada para que possam se desenvolver. Iniciantes deverão realizar somente exercícios básicos (ex: flexão parcial do tronco). Gradativamente, exercícios com mais carga e utilização da bola e rolinho, poderão ser adicionados. Não é necessário exercícios "circenses" como aqueles de cabeça para baixo ou qualquer outro que exija equilíbrio a nível de atletas profissionais, pois podem gerar graves lesões. Os treinos para os demais grupos musculares deverão ser compostos por exercícios que favoreçam a queima de gordura, tais como puxadas, remadas, desenvolvimentos, supinos e agachamentos. Busque orientação para uma boa divisão semanal dos grupos musculares e obter melhores resultados. Pacotes de exercícios vendidos na internet não são adequados já que não são personalizados a cada caso, não obedecendo aos princípios do treinamento como individualidade biológica (histórico de atividade física, saúde, lesões, capacidade e coordenação motora, experiência...), princípio da sobrecarga (é necessário gradativamente aumentar a frequência, volume e intensidade para que seja possível uma constante evolução das aptidões físicas), princípio da especificidade (é necessário elaborar um treino específico ao objetivo desejado), princípio da continuidade (a continuidade desencadeará as adaptações do organismo aos esforços a que foi submetido pelo treinamento e que seja possível uma melhora na aptidão.

2- É necessário realizar exercícios aeróbios? 
Exercícios aeróbios poderão ajudar, independente do tipo, mas apenas complementam a musculação e a dieta, ou seja, sem exercícios com pesos e alimentação correta, serão perda de tempo.


3- Qual tipo de alimentação é mais adequada?
A que for elaborada de forma personalizada. Priorizar alimentos saudáveis como proteínas magras, verduras, legumes, frutas, carboidratos integrais, gorduras boas e muita água, será a melhor opção. Busque um profissional de nutrição!


4- Suplementos funcionam?
Sim, mas somente para quem seguir dieta e treinar adequadamente. 


5- Tratamentos estéticos funcionam?
Os resultados ocorrem de forma aguda, ou seja, no momento em que são realizados. Se não houver a manutenção dos resultados através de alimentação e exercício, a região que sofreu o tratamento, facilmente voltará a ser como antes.


6- Remédios para emagrecer funcionam?
Remédios são para quem estiver DOENTE. Obesos ou portadores de síndrome metabólica deverão realizar tratamento. Mas infelizmente pessoas comuns tomam por conta própria, ou mesmo, por irresponsabilidade de médicos que prescrevem visando lucros ao invés de priorizarem a saúde dos seus pacientes. Os efeitos podem ser os piores, tais como hipotiroidismo, problemas cardiovasculares e no sustema nervoso.



7- Podemos emagrecer somente no abdômen? 

Não existe emagrecer em uma única parte do corpo, como nas pernas, braços ou abdômen, a não ser através de lipoaspiração. O emagrecimento se dá de forma GLOBAL, havendo demora maior na parte do corpo que mais se acumula gordura, de acordo com a genética e hábitos de vida.



Dúvidas - personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude






Profa. Esp. Paula Fortes
CREF 014132/G - RJ
personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude
ligadasaude.blogspot.com